CuriosidadeCiênciasConheça a única palavra capaz de indicar que você não é um robô

Conheça a única palavra capaz de indicar que você não é um robô

Img Mobile - Conheça a única palavra capaz de indicar que você não é um robô

Se você estivesse tentando convencer outro ser humano de que você não é um robô, o que você diria? Provavelmente algo sobre emoções, certo? Isso pode até funcionar, mas muitas pessoas estão mais propensas a acreditarem em sua humanidade se você falar algo sobre suas funções corporais.

A palavra cocô, especificamente, é capaz de demonstrar a plena humanidade de uma pessoa. Pelo menos, essa é a conclusão de um estudo chamado de "teste mínimo de Turing", que restringe a avaliação da inteligência humana a uma única palavra.

O teste de Turing, que recebeu este nome em homenagem ao matemático Alan Turing, é um método conceitual para determinar se as máquinas podem pensar como um ser humano. Em um novo estudo, os cientistas cognitivos John McCoy e Tomer Ullman, do Departamento de Cérebro e Ciências Cognitivas do MIT, perguntaram a 1.089 participantes uma palavra única para ajudar a distinguir humanos de máquinas. A maior proporção, ou seja, 47% dos participantes escolheram algo relacionado a emoções ou pensamentos, o que os pesquisadores chamaram de percepção da mente.

Leia também: A Máquina de Turing

Palavras como amor e compaixão apareceram fortemente nesta pesquisa. Outros termos mencionados foram: pizza, cachorro, vida, morte, dor, cocô e pênis.

Cocô
A palavra "cocô" representa a nossa humanidade =D

A parte seguinte do estudo teve como objetivo descobrir qual dessas palavras seria capaz de convencer outros humanos da sua humanidade. Os pesquisadores colocaram aleatoriamente pares de palavras e pediram a um novo grupo de 2.405 participantes que escolhessem uma palavra capaz de ressaltar a humanidade. Neste estudo, a palavra mais bem-sucedida foi cocô, elencada na categoria de tabus.

Humano x Robô

Essa pesquisa foi publicada no Journal of Experimental Social. O que você achou do resultado? Você teria outra palavra que fosse capaz de definir a humanidade de uma pessoa e diferenciá-la de uma máquina? Que termo você indicaria se tivesse participado deste inusitado estudo?


Conheça a robô Sophia:





+ Sobre essa Curiosidade: Robô Inteligência Artificial Humanidade
Comentários:

Curiosidades Relevantes

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Quais lugares no mundo possuem o horário de verão?
  • O que é geliofobia?
  • Curiosidades sobre Roedores
  • A maior força é proporcional a quantidade de músculos?
  • O primeiro feriado da história da humanidade
  • A primeira ambulância
  • A síndrome de adaptação espacial
  • Equívocos históricos

Você Sabia?

A Casa Branca tem 13092 facas, garfos e colheres.