CuriosidadeCotidianoConheça as propriedades do granito

Conheça as propriedades do granito

Img Mobile - Conheça as propriedades do granito

É uma rocha ígnea plutônica que é composta de 60% de quartzo, feldspato e mica, que são importantes minerais apresentados em diferentes proporções.

As propriedades do granito são altamente valorizadas. Quando avistamos ambientes decorados com granito, estimula-se a meditação, o fluxo de energias positivas, assim como o equilíbrio.

Devemos saber que o granito como pedra facilita um florescimento de ideias e uma concentração mais eficiente. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa rocha que é tão popular e que pode ser utilizada das mais diferentes formas, confira!

O que é granito?



É uma rocha ígnea plutônica que é composta de 60% de quartzo, feldspato e mica, que são importantes minerais apresentados em diferentes proporções.


Características



Falamos de uma rocha continental, que aparece como resultado de uma solidificação do magma rico em sílica, que também é chamado de magma saturado. A aparência é granular e sua textura é grossa, com tons muito diferentes, variando de cinza ou bege a branco ou marrom.


Depósitos e usos de granito



Os principais depósitos estão no Egito, Índia, China, Arábia Saudita, África do Sul, Argentina, Espanha, Itália, Ucrânia, Brasil e Estados Unidos. O material encontrado em 15% da crosta continental é extraído em grandes blocos de até 3 metros de borda e posteriormente são cortados. Após isso, os granitos são exportados e comercializados para vários usos.

O granito tem sido usado desde os tempos antigos pelos egípcios para confeccionar vasos e estátuas, assim como para construir câmaras e pirâmides de revestimento, como a famosa Câmara do Rei da Grande Pirâmide de Gizé.

Devido à sua elegância e durabilidade, a rocha também é utilizada para cobrir edifícios públicos e privados, estando presente em diversas regiões do planeta, pois não possui limites geográficos.

Pedra polida de granito


O granito é amplamente utilizado



O granito polido é utilizado em banheiros, cozinhas, escadas ou planos de referência, pois é possível obtê-lo em grandes blocos e o material resiste ao desgaste atmosférico. Tem alta compressão, flexão, abrasão e baixa porosidade, o que facilita sua limpeza.

Além disso, o material possui alta densidade, impermeabilidade e resistência a altas temperaturas, também é utilizado em fontes, móveis urbanos, etc.
Estamos diante de um dos materiais favoritos no mercado de construção e ornamentos. O cascalho de granito é usado nas ferrovias para amortecer o som das locomotivas, assim como para atrair um grande número de colecionadores dessa rocha utilizada há milhões de anos.


Leia mais:

Pirâmide de Queóps

Sobre as pirâmides no Egito e no mundo



+ Sobre essa Curiosidade: Pedra

O site dos curiosos.

Veja também

  • Bactérias transformam esgoto em energia limpa
  • É verdade que comer muita carne aumenta o risco de ter diabetes?
  • Como pegar a carteira de motorista digital?
  • Curiosidades Curiosas 4
  • UFO gigante aparece na área do Lago Baikal na Rússia
  • 5 casos extraordinários de sobrevivência que mais parecem milagre
  • Adão e Eva não comeram maçã
  • Compostagem Doméstica

Você Sabia?

É possível morrer prendendo o espirro, ou também, se você espirrar muito forte é possível fraturar uma costela.