Conheça o inventor da primeira câmera digital do mundo

Atualmente, a maior parte das pessoas tira suas fotos com o smartphone, mas, até bem pouco tempo atrás, a moda era mesmo a câmera digital.

O responsável por trazer o conceito da câmera digital para a nossa realidade foi um homem chamado Steve Sasson. Ele introduziu a fotografia digital em nossas vidas em um momento no qual as câmeras de filme estavam no auge do sucesso.

O inventor da primeira câmera digital do mundo foi um homem visionário, que sempre esteve à frente do seu tempo. Ele revolucionou a fotografia com sua invenção e antecipou o futuro do segmento.

A primeira câmera digital do mundo foi desenvolvida enquanto Steve Sasson trabalhava para a Eastman Kodak, no ano de 1975. O equipamento pesava cerca de 3,6 kg e disparava as fotografias em 0,01 MP.

Primeira máquina de fotografia digital
Crédito da imagem: Internet history podcast

O projeto foi executado com muita dificuldade. A primeira fotografia digital foi feita de um técnico de laboratório chamado Joy, em dezembro de 1975, mas, infelizmente, a imagem não ficou salva.

Historicamente, a Kodak não foi uma empresa com a capacidade de prever o sucesso que a fotografia digital faria no mundo. Por isso mesmo, a companhia ficou obsoleta com suas câmeras de filme quando as primeiras máquinas digitais chegaram ao mercado.

Prova disso é que a Kodak não valorizou o projeto de Steve Sasson. A empresa não viu o potencial de um futuro digital.

Naquela época, a Kodak detinha cerca de 90% do mercado de filmes fotográficos. A companhia entendia que o mercado digital era um concorrente e não um nicho para ser explorado. Assim, ao invés de investir no futuro da fotografia, a Kodak decidiu ignorá-lo.

O protótipo da câmera digital da Kodak foi fabricado com partes das câmeras de filme Super 8. O modelo também incluía cerca de meia dúzia de placas de circuito personalizadas e usava um sensor CCD que fotografava em preto e branco.

As imagens seguiam do sensor para a memória temporária da câmera em cerca de 50ms. A partir daí, eram necessários mais 23 segundos para gravar uma imagem em uma fita cassete digital.

Cada fita conseguia gravar 30 imagens. Esse número foi escolhido intencionalmente por Steven, de modo a ficar parecido com o esquema de 24 e 36 poses dos filmes fotográficos de exposição.

A principal dificuldade do equipamento estava relacionada a seu peso e tamanho. A primeira câmera digital do mundo era portátil, mas não era prática de transportar e carregar. O equipamento era alimentado por 16 baterias Ni-Cad.


Crédito das fotos / Capa: Internet history podcast

Fonte: Diy photography

Assista - Cronologia das Câmeras Fotográficas:


Veja também:
Câmera digital do futuro com sensor de grafeno, mil vezes melhor

Conheça o inventor da primeira câmera digital do mundo

Curiosidades Relevantes

Leia Mais