CuriosidadeTecnologiaConheça o primeiro telefone com Android do mundo

Conheça o primeiro telefone com Android do mundo

Img Mobile - Conheça o primeiro telefone com Android do mundo

A história de evolução dos telefones vem percorrendo um longo caminho, que teve início em 1844, ano em que Innocenzo Manzetti inovou com a ideia de criar um telégrafo que fosse capaz de falar. Após tantos anos de desenvolvimento, hoje temos os smartphones, aparelhos que conquistaram fãs no mundo inteiro.

Os celulares de hoje em nada se parecem com os primeiros telefones celulares produzidos pela Bell System para uso em carros, introduzidos no mercado em 1946. Atualmente, eles são produzidos com tecnologia de ponta e viraram computadores de bolso.

A primeira chamada de um telefone celular portátil foi feita em 3 de abril de 1973 por Martin Cooper, da Motorola, para seu rival, Joel S. Engel, da Bell Labs. Os primeiros telefones celulares, conhecidos como tijolões, pesavam quase um quilo e custavam 3.995 dólares.

Veja: Mais de 40 anos já se passaram desde a primeira ligação de celular

Quando a rede 1G foi lançada, em 1983, os telefones ainda eram grandes demais para o conforto e tinham bateria de curta duração. Quando a rede 2G foi lançada, em 1991, os telefones eram melhores e os primeiros smartphones foram introduzidos.

Mas foi só depois de 2001, quando a tecnologia de celular 3G foi lançada, que o mercado de telefonia móvel realmente decolou. As redes ficaram mais rápidas e os telefones menores e mais acessíveis. O Nokia 1100, lançado em 2003, foi um dos celulares mais populares da história, com mais de 200 milhões de unidades vendidas.

Veja: Qual a diferença entre 3G e 4G?

Já o sistema operacional Android, que hoje faz parte de grande parte dos aparelhos, foi criado pela empresa Android, Inc., fundada em outubro de 2003 por Andy Rubin, Rich Miner, Nick Sears e Chris White. O Google comprou a empresa em 2005, e o sistema operacional Android, baseado em Linux, foi lançado em 2007. Hoje, o sucesso é tanto que o aplicativo já foi baixado cerca de 25 bilhões de vezes no Google Play.

HTC Dream

O primeiro telefone Android do mundo foi o HTC Dream, que chegou ao mercado em outubro de 2008 com a T-Mobile, dos Estados Unidos. Atualmente, o Android é encontrado em 85% dos smartphones em uso.

T-mobile, HTC Dream



+ Sobre essa Curiosidade: Celular Smartphone
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Fractal
  • O Tamanho do Universo
  • Por que as Lâmpadas incandescentes deixaram de ser produzidas no Brasil?
  • O que gera mau hálito?
  • Os Males da Coca-Cola
  • Top 10 profissões mais rentáveis no Brasil em 2012
  • Trovantes, as estranhas pedras que crescem, respiram e se movem
  • Por que é impossível fazer cócegas no próprio corpo?

Você Sabia?

Na Idade Média, os casamentos aconteciam sempre no mês de junho.