A maternidade é uma fase muito especial da vida da mulher e está cercada por muitas transformações, sentimentos e curiosidades. Os primeiros sinais da gravidez, e das mudanças que estão por vir, já começam nos primeiros meses de gestação. A mulher fica mais sensível, emotiva e passa por uma série de alterações fisiológicas.
Todas as mudanças que vêm junto com a gravidez fazem parte de uma preparação muito especial para acolher bem o bebê que está por chegar. Até o fim da gravidez, o tamanho do útero da mulher aumenta 20 vezes e o corpo se adapta para garantir o leite materno, principal alimento do bebê e importante fonte de defesas naturais para a criança.
Os enjoos dos primeiros meses de gestação estão relacionados ao hormônio HCG, que ajuda os ovários a produzirem progesterona e estrógeno. Durante a gestação, as mulheres ficam ansiosas e precisam da atenção e do carinho da família e do parceiro.
Todas as mudanças e desconfortos da gestação são esquecidos no momento em que a mamãe vê seu filho pela primeira vez. Nesse momento, se estabelece um laço muito forte de amor e dedicação.
Mas quem pensa que os desafios da gestação são grandes, se engana. O desafio de ser mãe começa no primeiro minuto de vida do bebê e só aumenta com o passar do tempo.
Depois de dar a luz, a mulher vai ter que aprender muita coisa sobre como cuidar do bebê, e isso envolve muitas curiosidades e novidades para a mãe de primeira viagem, como saber diferenciar cada tipo de choro do bebê, saber cuidar do umbigo até ele cair e aprender com cuidado a dar o primeiro banho em casa.
Hora do banho
São muitas as dúvidas das mamães, mas com carinho e paciência tudo dá certo! A hora do primeiro banho, por exemplo, deve ser tratada com muito cuidado. É importante que a mãe preste atenção em todos os detalhes do corpo do bebê e retire todos os resíduos de urina e cocô.
O banho do bebê deve ser um momento de relaxamento. Toque seu bebê com delicadeza, faça massagens, não use sabonetes antissépticos e evite xampus e perfumes. Dessa forma, o banho será um sucesso e vai garantir a saúde do bebê.
O medo de tratar do umbigo
Outra situação que deixa a mulher com muito medo é o momento de tratar do umbigo. Esse pedacinho que restou do cordão umbilical deve secar e cair naturalmente. Para isso, a mamãe deve fazer uma higienização perfeita do local na primeira semana de vida do bebê.
Depois que o coto umbilical cai, também é necessário cuidar da área até a completa cicatrização. A assepsia do umbigo deve ser feita após o banho e a cada troca de fraldas. Para limpar a área basta usar uma haste de algodão embebida em álcool, retirando qualquer sinal de secreção.
Entenda cada tipo de choro do bebê
Uma outra situação que deixa a mamãe em pânico é o choro do bebê. Saiba que existem vários tipos de choro, e cada um deles representa um estado da criança.
Veja o vídeo:
Todo bebê tem, pelo menos, cinco tipos de choro diferentes até os três meses de idade. O choro de fome, por exemplo, é um choro que vem do movimento de sugar, e tem um som parecido com um "né".
O choro de sono vem do bocejar, e a boca do bebê forma uma circunferência e emite um som vogal, parecido com um "au". Já o choro de desconforto tem um som parecido com "heh".
Por fim, o choro de Cólica, que é o mais sofrido de todos, tem um som de "ear". Nesses casos, o bebê fica agitado e irritado.
Como podemos notar, a maternindade é um belo desafio, e o aprendizado vem a cada dia. Basta estar aberta para a grande maravilha de ser mãe e aproveitar cada momento com o seu bebê!
Curiosidades Relevantes
-
Red Bull te dá asas? Veja o que acontece com seu corpo depois de beber esse energético
O energético Red Bull se tornou símbolo da disposição, da energia e das baladas. São várias as pessoas que tomam o energético antes de festas ou do trabalho...
Leram 47342 Vezes -
Gnomo aparece em filmagem de bebê
Um vídeo inusitado foi postado no Youtube no dia 20 de setembro de 2014. Trata-se de uma gravação caseira, feita com o celular, de um bebê que parece brinca...
Leram 27568 Vezes -
Como tirar passaporte e visto americano de bebê?
Existem regras específicas para quem deseja viajar com bebês para os Estados Unidos. Em primeiro lugar, é preciso tirar o passaporte do bebê na Polícia Fede...
Leram 34628 Vezes -
O Choro de Bebê
A mais ou menos uns dois anos atrás o meu pai e a mulher dele se mudaram para a casa onde eles estão morando agora. A casa não era velha e nem parecia assus...
Leram 38023 Vezes -
Beber Cerveja Faz Bem!
Cerveja faz bem a saúde Milhares de pessoas estão diariamente em busca de alimentos e formulas que ajudam a melhorar a qualidade de vida, porém as pess...
Leram 38643 Vezes -
Qual é o país com mais bebês chorões?
Os bebês do Reino Unido, Canadá e Itália, listados em sua respectiva ordem, são os mais chorões do mundo, de acordo com o estudo realizado pela Universidade...
Leram 6226 Vezes -
Beber duas cervejas faz o mesmo efeito que os analgésicos no alívio de dores
Está com dor de cabeça? Uma pesquisa da Universidade de Greenwich revelou que beber duas cervejas tem o mesmo efeito que os analgésicos no alívio de diversa...
Leram 3967 Vezes -
Células-tronco de dentes de bebê podem ser usadas para tratar dentes doentes
Cientistas divulgaram que células-tronco retiradas de dentes de leite poderão ser usadas para reparar lesões dentárias e consertar dentes mortos no futuro. ...
Leram 1100 Vezes -
Falar com "Vozinha" ajuda no desenvolvimento dos bebês?
Parece que é instantâneo mudarmos a entonação de voz todas as vezes que chegamos perto de um bebê. Os papais e mamães de primeira viagem também adoram conve...
Leram 12805 Vezes -
Por que não lembramos da época em que éramos bebês?
Ninguém consegue se lembrar da época em que era bebê. Mas, por que será que isso acontece? As lembranças mais antigas que um ser humano consegue guardar ...
Leram 18670 Vezes
Os Curiosos Estão Lendo:
-
Quais vacinas um adulto precisa tomar periodicamente?
Visto 8631 vezes -
Curiosidades sobre a Pepsi
Visto 23333 vezes -
20 Fatos históricos que ajudaram a transformar o mundo
Visto 148494 vezes -
Homem teve relações sexuais com mil carros
Visto 827 vezes