CuriosidadeMundo BizarroCuriosidades sobre a Rússia

Curiosidades sobre a Rússia

Img Mobile - Curiosidades sobre a Rússia

A Rússia ocupa 1/9 da área terrestre do mundo, sendo o maior país de todo o planeta. A sua área é equivalente ao dobro da brasileira, totalizando 17.075.400 quilômetros quadrados, dominando ainda metade de toda a Europa e 1/3 do continente asiático. O país conta com aproximadamente 120 mil rios que passam em seu território, mas a maioria, durante o inverno, permanece congelada. A Rússia é subdividida em 89 regiões, dentre as quais 21 são repúblicas, nove são territórios, quatro territórios autônomos, duas são cidades federais - São Petesburgo e Moscou - e uma é província autônoma judaica. O país foi o terceiro maior império da história, e possuía territórios que iam desde a Polônia até o Alasca, sendo que essa última região foi vendida aos Estados Unidos. Além disso, foi ainda o maior Estado da União Soviética, e depois da dissolução passou a ser chamada de Federação Russa.

O país também é membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, além de ser Estado-Membro da Comunidade de Estados Independentes, que é formada pelas ex-repúblicas da União Soviética. Está entre os cinco Estados com armas nucleares do mundo, ficando ao lado dos Estados Unidos quando comparados com relação ao arsenal nuclear extenso. Moscou é a capital da Rússia, e também a sua cidade mais populosa, contando com 10,5 milhões de habitantes. Apesar de sua vasta população, o país vem passando por uma diminuição gradativa ano a ano. A estimativa, para se ter uma ideia, passou de 150 milhões de habitantes em 2002 para 141 milhões em 2010. Outro fato curioso a respeito da população russa é a de que a maior parte dos russos é teísta, mas que os ateus estão presentes de forma significativa,sendo 48% da população.

O clima do país é ártico, temperado e subtropical, sendo que as temperaturas máximas raramente passam dos 25°C no verão, e as mínimas variam entre -40°C ao norte e -8°C ao Sul durante o inverno. A cidade mais fria do mundo, inclusive, Yakutsk, fica na região da Siberiana, na Rússia, tendo temperaturas próximas a -50°C durante o inverno.

80% da população da Rússia é formada pela etnia eslava russa, mas existem bashkires, ucranianos e tártaros como minorias expressivas, e a religião predominante é o cristianismo ortodoxo. Apesar de os Russos representarem a grande maioria da população e a língua russa ser a mais falada no país, existem ainda mais de 160 grupos étnicos com aproximadamente 100 idiomas distintos no país.

A maior floresta do mundo, ao contrário do que muitos pensam, não é a Floresta Amazônica, mas sim a taiga russa, que ocupa 43% do território Russo, e ainda está localizada na Escandinávia, no Alasca e no Canadá.

A Rússia tem como pão típico o pão de centeio, e trata-se do maior produtor mundial de cevada, trigo sarraceno, aveia, centeio e semente de girassol. As visitas, inclusive, habitualmente são recebidas com pão enfeitado e sal.

Apesar de o custo de vida ser alto em Moscou (sendo que um café saia, no ano de 2010, por, pelo menos R$ 10,00), a cidade é uma dentre tantas no mundo com o maior número de bilionários do mundo.



Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Físicos criam modelo matemático para a máquina do tempo
  • Top 30 nomes de pessoas mais inusitados no Brasil
  • Auroras Polares
  • Anéis misteriosos foram encontrados em esqueletos antigos egípcios
  • Qual a maior flor do mundo?
  • Existe alguma diferença entre Sabonete Líquido e Sabonete em Barra?
  • Masdar
  • Super Mouse

Você Sabia?

O beija-flor tem o menor coração do reino animal.