CuriosidadeMundo BizarroCuriosidades sobre as Filipinas

Curiosidades sobre as Filipinas

Img Mobile - Curiosidades sobre as Filipinas

Filipinas



As Filipinas, ou, oficialmente, República das Filipinas, são um grande arquipélago localizado na Insulíndia, a oeste do Mar das Filipinas, ao norte dos Mares de Celebes e Sulu e a leste do Mar da China Meridional. As Filipinas são separadas de Taiwan pelo Estreito de Luzon, e da Malásia pelo Estreito de Balabac. A capital oficial do país é Manila, mas sua cidade mais populosa é Quezon, que fica na região metropolitana da Grande Manila. O território do país é composto por um complexo de 7.641 ilhas, divididas em três grandes áreas geográficas: Luzon, Visayas e Mindanau. As Filipinas ficam localizadas numa região de instabilidade sísmica, no Círculo de Fogo do Oceano Pacífico, próxima da Linha do Equador, sendo portanto suas ilhas propensas a terremotos, tufões e tsunamis. Contudo, sua riqueza natural a coloca no patamar dos “países megadiversos”. Seus mais de 300 mil quilômetros quadrados, ademais, enquadram as Filipinas como o 72º maior país do mundo.

A população do país também é abundante, batendo a marca de 100 milhões. As Filipinas são o 7º país mais populoso da Ásia e o 12º do mundo. Em adição a isso, mais de 12 milhões de filipinos moram no exterior, constituindo uma das maiores diásporas migratórias da atualidade. A habitação do arquipélago data da pré-história, com a ocupação do povo negrito. Seguiu-se então sucessivas ondas de povos austronésios. Houve vários reinos e nações nas Filipinas, tendo todos em comum relações comerciais com os povos islâmicos chinês, malaio e indiano.

Localidade Filipinas

O início da colonização europeia data de 1521, quando da chegada do explorador português Fernão de Magalhães. O primeiro assentamento espanhol foi fundado em 1565, integrando as Filipinas sob o domínio do Império Espanhol por mais de 300 anos. O processo de independência do país foi longo e tortuoso. A Revolução Filipina, no final do século XIX, resultou na proclamação da Primeira República das Filipinas. Sem reconhecer a independência do país, a Espanha cedeu seus territórios para os Estados Unidos. Seguiu-se então a Guerra Filipino-Americana, e depois um período de ocupação japonesa, durante a Segunda Guerra Mundial. A independência das Filipinas só viria a se concretizar efetivamente com o fim da guerra, em 4 de julho de 1946.

As curiosidades sobre as Filipinas englobam tanto sua história quanto a cultura de seu povo, ambas fascinantes em igual medida, além de reflexo uma da outra. Senão vejamos algumas curiosidades sobre esse país tão interessante que são as Filipinas.


1 - Maioria católica



As Filipinas são o terceiro país com maior população católica do mundo, reflexo dos séculos de colonização espanhola. Além das Filipinas, apenas o Timor Leste é um país de maioria católica no Sudeste Asiático.


2 - Dialetos



Apesar das ocupações por diversas civilizações diferentes, o país é um dos mais variados linguisticamente do mundo, com mais de 170 dialetos falados.


3 - Turismo



Além de apresentar uma cultura rica, palpável na diversidade de sua culinária, por exemplo, o país também é um dos mais visitados da Ásia por turistas, por apresentar um custo de visita relativamente baixo.


Veja também:

Suposto Monstro do Mar aparece nas Filipinas

Curiosidades sobre Taiwan

Curiosidades da Malásia



+ Sobre essa Curiosidade: Ásia
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Você sabia que a Ásia têm Tetrafobia?

    Você relacionaria o número 4 com a morte? Você evitaria andar em um elevador que o levaria ao quarto andar? Em alguns lugares do mundo isso acontece. Esta a...
    Leram 2985 Vezes

  • A velhinha Anastasia Khoreva

    Anastasia Khoreva vivia na cidade de Darsun, na Rússia. Sua história de vida ficou conhecida no mundo inteiro depois que Anastasia cometeu suicídio, aos 105...
    Leram 16906 Vezes

  • Curiosidades da Malásia

    A Malásia é um país que fica localizado no Sudeste Asiático, que divide-se em dois territórios diferentes: a parte sul da Península Malaia e Ilhas adjacente...
    Leram 1632 Vezes

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Top 10 animais bizarros que provavelmente você nunca viu antes
  • Top 10 livros de 2015
  • O Prédio de 1,6 kilômetros de altura
  • Tradição das Frutas Secas no Natal
  • Quais são os primeiros e os últimos países no mundo a entrar no ano novo?
  • Curiosidade sobre o olfato canino
  • Curiosidades sobre o corpo humano
  • Os 15 restaurantes mais estranhos do mundo

Você Sabia?

É possível morrer prendendo o espirro, ou também, se você espirrar muito forte é possível fraturar uma costela.