Mundo Bizarro

Curiosidades sobre o Letreiro de Hollywood

O famoso letreiro de Hollywood foi construído em 1920 e se tornou um ícone mundial. Saiba mais!

O famoso letreiro de Hollywood é um marco importante do turismo dos Estados Unidos. O ícone de Los Angeles foi construído na década de 1920 por H. J. Whitley.

Por incrível que pareça, o sinal foi colocado em evidência para divulgar um loteamento residencial chamado Hollywoodland. Mas o que era apenas uma ação de marketing, acabou se tornando uma imagem famosa no mundo inteiro.

O letreiro foi instalado no lado sul do Monte Lee, no Parque Griffith. As letras do letreiro original de Hollywood tinham 9,1 metros de largura, 14 metros de altura e 4 mil lâmpadas.

O ícone foi instalado em julho de 1923 de forma provisória. O sucesso foi tão grande que o letreiro acabou ficando e se incorporando à paisagem da cidade.

ANÚNCIOS

A expansão do cinema norte-americano, e a consolidação de Los Angeles como um importante reduto de astros e estrelas do cinema, fizeram com que o letreiro aparecesse em diversos filmes. Por isso, a prefeitura de Los Angeles resolveu deixar as letras no local.

Apesar de ser símbolo do glamour de Hollywood, o letreiro tem algumas histórias curiosas. Um caso inusitado aconteceu em setembro de 1932, quando a atriz Peg Entwistle saltou da letra H e acabou morrendo.

Uma outra curiosidade é que as letras que formavam a palavra “Land” foram removidas em 1949. Assim, Hollywoodland se tornou apenas Hollywood.

ANÚNCIOS

O projeto original do letreiro era adequado para que as letras ficassem expostas por 18 meses, mas em razão do sucesso da ação, o letreiro acabou permanecendo no mesmo lugar por décadas sem qualquer tipo de manutenção.

Na década de 1970, o letreiro foi restaurado graças a doações de algumas personalidades importantes da época, como o editor Terrence Donnelly, Hugh Hefner, fundador da revista Playboy; e a empresa Warner Bros Records.

Atualmente, a área do letreiro de Hollywood é controlada por um eficiente sistema de segurança com detecção de movimento e câmeras de circuito fechado. Qualquer movimento no local dispara um alarme e chama a polícia.

Uma outra curiosidade sobre o letreiro é que, ao longo dos anos, algumas mudanças foram feitas nas letras para criar homenagens em datas especiais. Em 1987, por exemplo, o letreiro ficou como HolyWood (Terra Sagrada), como homenagem ao Papa João Paulo II, que visitou a cidade em setembro de 1987.

Já em 1983, o letreiro foi trocado pelas palavras Go Navy (Vamos Marinha), uma homenagem à Marinha norte-americana.

Sobre o Autor