Dá sono tomar suco de maracujá?

Dá sono tomar suco de maracujá?
Por Robson Santos

Tomar um suco de maracujá no meio de um dia super agitado ou numa tarde quente de trabalho é realmente muito bom! O maracujá, além de ser um fruta saborosa, é muito refrescante. Mas muitas pessoas acreditam que tomar um suco de maracujá no meio de um dia de trabalho pode dar sono. Será verdade isso?

A resposta é: não! Suco de maracujá não dá sono. Na verdade, o maracujá é uma fruta associada ao relaxamento e ao sono porque ela tem realmente um efeito calmante relacionado à passiflora, nome medicinal da planta maracujá. As substâncias presentes na folha do maracujá podem tranquilizar e provocar sonolência, mas as substâncias da fruta não têm esse mesmo efeito.

Então, se você procura o maracujá para se acalmar, é melhor ir em busca das folhas e dos galhos da árvore de maracujá. O chá feito de folhas de maracujá pode dar sono, mas o suco só causa mesmo é um alívio da sede e uma sensação de refrescância muito boa.

Existem no mercado alguns calmantes que são feitos a base da passiflora. A planta de maracujá pode ser um ótimo calmante para quem tem uma vida super estressante e cansativa. As substâncias alcanóides e flavonoides são depressoras do sistema nervoso central e funcionam como relaxantes musculares e analgésicos.