Animais

Dendrobates tinctorius – O perigoso sapo azul

Conheça o fabuloso dendrobates tinctorius azureus. O Sapo azul é nativo da américa do sul e seu veneno é usado em pontas de flechas e dardos.

A natureza nos oferece uma gama inesgotável de cores no dia a dia. Uma paleta de cores espetacular em que, no entanto, a cor azul é uma das menos presentes. Desta vez, queremos apresentar um ser de cores impressionantes: o Dendrobates tinctorius, o perigoso sapo azul.

O dendrobates tinctorius azureus ou sapo azul é um anuro que pertence à família dos “dendrobates”, também conhecido como sapos ponta de flecha ou rã dardo. Algumas tribos indígenas usam seu veneno nas pontas das lanças, dardos e flechas para caçar.

São animais diurnos, que vivem nas selvas de algumas áreas da América do Sul, de cores espetaculares e que são considerados muito venenosos.

O sapo azul vive principalmente nas selvas do Suriname, embora também tenha sido visto em algumas áreas de selva do Brasil. Como a maioria dos sapos de sua espécie mede aproximadamente 50 mm. Tamanho que os especialistas consideram “grandes” como anuros venenosos. As fêmeas tendem a ser maiores e mais gordas que os machos e têm costas mais arqueadas. Outra diferença entre gêneros é que seus dedos terminam em uma circular e a deles na forma de um coração. Como você pode ver na foto abaixo, este sapo azul é um macho.

ANÚNCIOS

O sapo azul

A cor do sapo azul é um sistema de autodefesa. Ele adverte seus predadores que ele é altamente tóxico. Quando um animal come um sapo azul, devido às suas toxinas, o sabor é amargo e também causa grande dor e incapacidade. O predador, se ele não morrer, vai lembrar que não teve um resultado agradável ao comer um tinctorius dendrobates colorido. A toxicidade de algumas espécies de dendrobatos tinctorius é perigosa mesmo para os seres humanos.

Dendrobates tinctorius

ANÚNCIOS

Pesquisas recentes mostraram que o sapo azul não é venenoso por si só, mas depende da dieta. Se for criado em cativeiro, ele perde a sua toxicidade, uma vez que o extrai de besouros que se alimentam em liberdade.

Dendrobates tinctorius, preto, amarelo e azul

Podemos encontrar exemplares de dendrobates tinctorius com cores diferentes. Além do azureus, existem aqueles com o corpo negro ou com um padrão de faixas irregulares amarelas ou brancas ao longo das costas, laterais, peito e cabeça. Também com o corpo branco ou amarelo pontilhado com manchas pretas ou azuis e com pernas de azul, cinza ou roxo;

Um lindo exemplar da família dos sapos exóticos é o dendrobates pumilio, também chamado de Oophaga pumilio e rela-morango, é popularmente conhecido como “sapo morango ou rã-morango”.

sapo morango

Leia também:

As rãs mais venenosas do mundo

Sobre o Autor