CuriosidadeUniversoDescoberto planeta com probabilidades de abrigar vida

Descoberto planeta com probabilidades de abrigar vida

Img Mobile - Descoberto planeta com probabilidades de abrigar vida

Desde que cientistas e astrônomos começaram a explorar o universo, tornou-se uma verdadeira obsessão encontrar indícios de matéria orgânica além dos limites do Planeta Terra. A vida, de acordo com os estudos desenvolvidos até hoje, só é possível a partir da existência de água (H2O) em estado líquido. Evidência que, até então, não havia sido comprovada.

Em novembro deste ano, uma equipe formada por astrônomos do mundo todo, identificou um planeta muito parecido com o nosso, só que sete vezes maior. Por isso, recebeu o “apelido” de “superterra”.

Batizado oficialmente de HD 40307g, o planeta possui uma órbita externa equivalente a 200 dias terrestres. E o mais espantoso é que os astrônomos acreditam que o planeta gira em torno de seu próprio eixo, movimento que gera a sucessão dos dias e das noites, aumentando ainda mais as semelhanças com a Terra.

O planeta recém-descoberto, orbita em volta da estrela HD 40307. Já haviam sido detectados, anteriormente, três outros planetas que orbitavam em volta desta mesma estrela, porém, todos eles muito próximos, fato que impossibilitava a existência de água em suas superfícies.

Todos esses fatores reunidos criam um clima propício para abrigar vida fora do sistema solar. O equipamento utilizado para chegar a esta conclusão foi o Harps, instrumento localizado em La Silla, Chile, no Observatório Europeu do Sul.



+ Sobre essa Curiosidade: Planeta

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Dados interessantes sobre o Facebook
  • 8 dicas para manter o seu cérebro em forma
  • Quais são os episódios escondidos da série Chaves?
  • Entenda as diferentes cores das placas de carros no Brasil
  • O que há por trás da cortina na base militar secreta, Área 51, nos Estados Unidos?
  • Tudo o que você precisa saber sobre o Open Banking
  • Por que pessoas com depressão preferem ouvir músicas tristes?
  • O Mistério sobre o Incidente do Passo Dyatlov

Você Sabia?

Uma pessoa gasta 5 anos de sua vida comendo.