CuriosidadeCotidianoDicas de economia doméstica

Dicas de economia doméstica

Img Mobile - Dicas de economia doméstica

Com as recentes medidas governamentais que aumentaram vertiginosamente os juros e impostos a única maneira de balancear as contas domésticas é cortando gastos e economizando onde puder. Veja quais medidas para controlar o orçamento.

Todas as famílias precisam entender o conceito de economia doméstica, que são pequenas atitudes que podem gerar grandes economias no orçamento. A economia doméstica é essencial para fazer o dinheiro render mais e evitar problemas com contas atrasadas.

O objetivo da economia doméstica é promover um equilíbrio no orçamento. Para isso, é preciso ter organização, responsabilidade e bom senso. Confira algumas dicas básicas para implementar a economia doméstica no dia a dia:

1 – Cortar gastos sempre é possível. Em primeiro lugar, analise todas as suas despesas e identifique todas as contas que podem ser reduzidas com pequenas atitudes, como a conta de luz e a conta de água, por exemplo. Conheça bem todos os seus gastos para saber se eles são realmente necessários.

2 – Ao fazer compras em supermercados, shoppings e feiras, faça um planejamento. Sempre saia com uma lista dos itens que você precisa comprar e determine um valor máximo para gastar. Não compre por impulso e tente sempre fazer uma compra grande para o mês. Dessa forma, você evita gastos semanais em mercadinhos de bairro, que são vendem produtos mais caros.

3 – Nunca vá ao supermercado com fome, pois dessa forma você será induzido a comprar mais alimentos do que realmente precisa.

4 – As pessoas costumam desperdiçar cerca de 40 litros de água por dia com torneiras e chuveiros que ficam pingando. Isso resulta em mais de mil litros de água por mês. Feche bem as torneiras e os chuveiros e verifique se é preciso trocar alguma válvula para evitar que eles fiquem pingando. Na hora de escovar os dentes, mantenha a torneira fechada. O mesmo vale para o momento de ensaboar a louça.

5 – Para economizar energia elétrica, troque todas as lâmpadas da casa por lâmpadas fluorescentes, que consomem cerca de 80% menos energia. Não deixe as luzes dos cômodos acessas quando não estiver no local. O mesmo vale para os eletrodomésticos, como televisão e microondas.

6 – Controle o uso do telefone. Faça ligações em horários com tarifas menores e evite ligar para celulares do telefone fixo.



+ Sobre essa Curiosidade: Dicas Dinheiro

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Quanto em média cobre em quilômetros quadrados uma nuvem de chuva?
  • As 20 fotografias mais fortes de todos os tempos
  • Quais os melhores cantores de MPB?
  • A origem da gravata
  • Trepanação para melhorar a inteligência
  • Pesquisa de universidade afirma que parceiro amoroso influencia o sucesso profissional
  • Como a descarga elétrica de um relâmpago pode quebrar concreto?
  • Por que as Lâmpadas incandescentes deixaram de ser produzidas no Brasil?

Você Sabia?

O beija-flor tem o menor coração do reino animal.