Estudo indica os principais mitos das dietas

Estudo indica os principais mitos das dietas
Por Juliana Miranda

Um estudo publicado em 14 de maio de 2015, pelo estudioso Tim Spector, tenta apresentar a verdadeira ciência que está escondida por trás do que nós comemos. Em seu livro sobre os mitos da dieta, ele tenta desvendar se os exercícios físicos realmente nos ajudam a perder peso, se deveríamos evitar alimentos ricos em gordura e quais são as vantagens e desvantagens das dietas baseadas no alto consumo de proteína, dieta paleo, low-carb, vegetariana e dietas mediterrânicas.

Além disso, o livro mostra como um ambiente livre de germes pode ser prejudicial para o desenvolvimento de uma criança e como os adoçantes artificiais afetam o corpo humano.

Na obra “O Mito da Dieta”, o Dr. Tim Spector, professor de epidemiologia genética do King College London, descreve como devemos entender o aconselhamento nutricional repassado por especialistas que oferecem opiniões tão conflitantes sobre questões de saúde e controle de peso.


Qual é o verdadeiro mito das dietas?

Para o Dr. Spector, ainda há muito o que nós não entendemos sobre o funcionamento do corpo humano. Muitos ensaios clínicos realizados por cientistas respeitáveis ainda tentam nos oferecer possíveis respostas para algumas das perguntas que nos fazem quebrar a cabeça.

Spector organizou o seu material em dezenove capítulos detalhados e bem escritos. O livro apresenta diversos tópicos, incluindo gorduras, proteínas, carboidratos, fibras, adoçantes artificiais, conservantes, cacau, cafeína, álcool, vitaminas e antibióticos.

O pesquisador afirma que não existe uma solução única para a obesidade, como uma fórmula que pudesse ser usada por todas as pessoas. Em vez disso, o autor lança muita luz sobre a importância da nutrição, da genética e sobre o papel das bactérias amigáveis para manter os seres humanos saudáveis. Os micróbios em nossos intestinos, os traços herdados de nossa família e os alimentos que comemos influenciam a forma como sentimos e vivemos.

A obra também aborda os mitos mais perigosos sobre as dietas modernas e explora os conhecimentos de diversos autores importantes no segmento da alimentação e da nutrição.

Spector fala sobre o benefício das gorduras e sobre sua insegurança em relação à carne vermelha. No contexto das dietas, o autor afirma que a melhor alimentação é a baseada na dieta mediterrânica, rica em grãos, legumes, frutas, peixes e azeites.

As opiniões do autor sobre as dietas são controversas, pois ele acredita que muitas pessoas seguem modismos no campo da alimentação, como se fossem uma espécie de religião. O autor ainda diz que as pessoas têm uma visão deturpada sobre o que é uma alimentação saudável.

A obra “O Mito da Dieta” é uma boa leitura para quem deseja abrir os olhos para entender melhor o que realmente nos traz saúde e longevidade. O livro é, na verdade, uma discussão aprofundada sobre a indústria da saúde.


Fonte: Amazon.