Existe alguma diferença entre Sabonete Líquido e Sabonete em Barra?

Você já parou para se perguntar se existe alguma diferença entre lavar as mãos com sabonete líquido ou sabonete em barra? Será que um deles é melhor para manter a higiene das mãos e, consequentemente, a saúde?

Esse debate aconteceu recentemente no Canadá. As pessoas queriam saber se o sabão em barra era mais eficiente contra a sujeira do que o sabão líquido. A ideia era descobrir se seria melhor lavar as mãos com um tipo ou com outro.

Essa discussão, no entanto, não é recente. Há décadas pesquisadores e empresas de sabonete tentam responder a esse questionamento.

Um estudo de 2006 chegou perto de colocar um fim ao debate ao afirmar que o sabonete em barra era a melhor opção, mesmo com críticos que afirmavam que o produto acumulava micróbios depois de molhado. A pesquisa dizia que quando o sabão em barra se misturava com a água, as gorduras do produto formavam uma espuma que aumentava a solubilidade de tudo o que estava na pele, incluindo as bactérias.

Contudo, mesmo depois de lavar as mãos com o sabonete em barras, algumas bactérias permaneciam na superfície da pele. O mesmo acontecia com o próprio sabão, que ficava com um acúmulo de água que favorecia a permanência das bactérias no produto.

Leia também:
Como o sabão limpa?

Felizmente, os pesquisadores descobriram que o fato de o sabão ser solúvel em água acaba reduzindo os prejuízos à saúde e a contaminação. Isso significa que não existe nada de errado em usar o sabonete em barras em casa.

Ainda assim, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças recomendam que as pessoas utilizem o sabonete líquido nas mãos para minimizar o risco de propagação de bactérias nocivas, mesmo que o reabastecimento dos dispensadores de sabonete líquido possa transformá-los em potenciais refúgios para micróbios.

Em resumo, os dois produtos podem ser utilizados, mas o sabonete líquido ainda supera o sabonete em barras na opinião das autoridades de saúde. O ideal é que as pessoas escolham o sabonete que mais gostam ou que busquem a opinião de um médico dermatologista para descobrir a melhor opção para o seu tipo de pele.



+ Sobre essa Curiosidade: Sabão Sabonete Higiene Saúde

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Curiosidades sobre Vulcões e Terremotos no Brasil
  • Quem é a Vovó Wendy Ida?
  • Prova do fim dos tempos? UFO sinistro aparece no Texas
  • Celebração da história do vaso sanitário
  • Você sabia que todas as tartarugas vivem no mar
  • NASA anuncia detalhes sobre a missão Parker Solar Probe
  • Qual o motivo de chorarmos quando rimos demais?
  • Onde é celebrado o dia dos namorados no mundo?

Você Sabia?

Com um lápis é possível escrever uma linha reta de 56 km.