Cotidiano

Ficha limpa? Qual é a próxima piada?

A Lei da Ficha Limpa parece não ter muita efetividade na punição de políticos corruptos.

Uma busca rápida na internet já aponta o que os brasileiros acham da Lei da Ficha Limpa. Para a maioria das pessoas essa lei é uma verdadeira piada pronta. Isso porque, mesmo com a lei, quase 40% dos deputados federais que foram campeões de votos nas últimas eleições estão sendo investigados na justiça por terem ficha suja. O mesmo acontece com vários senadores eleitos, que são alvo de acusações da polícia e do Ministério Público (MP).

Diante desses dados, fica a dúvida: para que serve a Lei da Ficha Limpa? Ao que tudo indica, ela não serve para absolutamente nada!

Vários políticos com mandatos em vigor são suspeitos de desvios de recursos e improbidade administrativa. Alguns deles também respondem por crimes como tortura e desrespeito à Lei Seca.

Um levantamento realizado recentemente pelo jornal O Globo mostrou que 40 dos 108 parlamentares mais votados no Brasil são acusados de crimes em instâncias judiciais, ou seja, eles já chegaram ao poder com a certeza de que seriam investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), onde são julgados processos e inquéritos de autoridades com foro privilegiado.

ANÚNCIOS

E a lista de processados criminalmente também conta com ex-ministros, ex-governadores e ex-prefeitos. A improbidade administrativa é o crime mais comum entre os políticos.

Maluf ficha limpa?
Um caso que se tornou ícone da piada que é a Ficha Limpa envolve Paulo Maluf (PP-SP). O político recebeu do Tribunal Superior Eleitoral a decisão de que não se enquadra na Lei da Ficha Limpa. Essa decisão é verdadeiramente uma piada, pois todos os brasileiros sabem que Maluf não é nenhum santo e que ele já aprontou muito no âmbito do poder político.

O deputado federal Paulo Maluf foi diplomado e atualmente exerce o cargo, mesmo depois de ter sido condenado por improbidade administrativa por irregularidades cometidas em obras quando ainda era prefeito de São Paulo. Parece piada, mas Maluf foi o oitavo deputado mais votado de São Paulo, com 250 mil votos.

ANÚNCIOS

Diante de tanta impunidade, só resta aos cidadãos protestarem nas redes sociais. No Twitter, por exemplo, várias pessoas questionaram a decisão do TSE a respeito de Paulo Maluf, mas foi em vão. Parece que a chamada Lei da Ficha Limpa, promulgada em junho de 2010, não se aplica a todo mundo.

Sobre o Autor