CuriosidadeTecnologiaFique por dentro do Google ATAP

Fique por dentro do Google ATAP

Img Mobile - Fique por dentro do Google ATAP

ATAP é uma sigla que significa Tecnologia e Produtos Avançados.

O Google ATAP é o laboratório de desenvolvimento da empresa para tecnologias inovadoras, que agitam o mercado, podendo até criar uma indústria totalmente nova. Formando por uma equipe estruturada que realiza a pesquisa e o desenvolvimento de um projeto visando principalmente uma inovação radical.

Criado pela ex-diretora da DARPA, Regina Dugan, o ATAP foi desenvolvido para trabalhar especificamente em projetos mais curtos, concedendo aos líderes de projetos dois anos para tocarem esses estudos e os desenvolverem. A ideia da Regina é que, em todos os projetos ATAP, os criadores devem aliar tecnologia e ciência, requisitando uma pesquisa mais profunda e inovadora, criando um produto comercial dentro de dois anos.

O projeto ATAP foi criado dentro da Motorola e assim permaneceu, mesmo depois da sua venda para a Lenovo. Por isso que as ideias da ATAP são voltadas mais para o ramo de tecnologia móvel.

Projeto Soli, Relógio com sensor de gestos

O intuito da criação do ATAP é criar pequenas equipes de alto desempenho. Outro objetivo é utilizar recursos fora da caixa de organização. Isso se traduz na quantidade de parceiros em diversos países, que vão desde escolas até organização sem fins lucrativos, passando por governos e startups.




Quais são os projetos ATAP?



Muitos projetos elaborados pelo Google ATAP ficam mantidos em segredo e só são revelados quando estão prontos, aí sim é o momento de fazer a divulgação do projeto. Esses projetos são anunciados na reunião anual do Google I/O.

Ative a legenda dos vídeos.

Os projetos já apresentados pelo Google ATAP são:



Projeto Soli

Trata-se de um projeto baseado na interface de gesto baseada em radar. É uma nova tecnologia que consiste em reconhecer gestos através de um radar, utilizando pequenos sensores de ultra velocidade e técnicas de análise de dados, podendo detectar movimentos finos com precisão sub-milimétrica.


Projeto Tango

Um tablet high-end com consciência espacial, otimizado para aplicações 3D, como mapeamento e jogos. Trata-se de uma tecnologia de visão de computador que permite aos dispositivos móveis detectar a sua posição em relação ao mundo, sem precisar de GPS ou qualquer outro sinal externo, possibilitando a utilização de celulares e tablets para diversas funcionalidades.


Projeto Jacquard

Um tecido tecnológico para computação portátil. Uma plataforma que incorpora sensores e dispositivos de reação em tecidos e roupas de maneira que pareçam naturais e confortáveis. Essa tecnologia possui técnicas para criar tecidos de moda com fibras condutoras tecidas, além de componentes de computação pequenos e flexíveis, aliados a aplicativos de software, podendo serem usados para troca de dados com as peças de roupa.


Projeto Vault

Esse projeto consiste num minicomputador seguro contido num cartão Micro SD. Este projeto foi idealizado para criar um sistema de segurança que funciona tanto em smartphones e outros dispositivos móveis, funcionando junto com os seus sistemas operacionais existentes. Esse projeto consegue criptografar as comunicações, fazendo desses dispositivos mais particulares e seguros.


Projeto Ara

Consiste numa plataforma para criar smartphones customizáveis e modulares. Consiste na liberdade dos consumidores de criarem um dispositivo de trabalho, adicionando ou removendo módulos adicionais, como desejar.



+ Sobre essa Curiosidade: Google Celular
Comentários:

Curiosidades Relevantes