CuriosidadeCotidianoForam necessárias 2 milhões de árvores e 20 anos para recuperar uma floresta devastada, mas esse casal conseguiu

Foram necessárias 2 milhões de árvores e 20 anos para recuperar uma floresta devastada, mas esse casal conseguiu

Img Mobile - Foram necessárias 2 milhões de árvores e 20 anos para recuperar uma floresta devastada, mas esse casal conseguiu

Não mudamos o mundo com palavras, mudamos o mundo com atitudes. E com essa frase de efeito, exemplifico como atitude, força de vontade e muito amor pela natureza podem ser transformadores.

O fotógrafo Sebastião Salgado e sua esposa Lélia Wanick Salgado, levaram 20 anos para plantar a quantidade incrível de 2 milhões de árvores nativas e recuperar uma floresta situada em uma região do cerrado mineiro que estava completamente destruída.

Nos anos 90, após uma temporada de trabalho na África, horrorizado por presenciar cenas de genocídio em Ruanda, o casal retornou ao Brasil, decidido a dar uma pausa em sua carreira, fora para sua fazenda, e ao invés de descansar, eles ficaram chocados ao ver o estado inóspito que estava o local. Antes, era uma floresta cheia de vida, naquele momento só havia uma área deserta, seca e morta, a terra estava totalmente estéril. Somente cerca de 0,5% do total da floresta estava preservada.

Casal, Sebastião Salgado e sua esposa Lélia

Ao invés de reclamar da situação e culpar o governo pelo descaso com a natureza da região, eles decidiram usar toda sua energia para dar vida novamente a floresta. Para tornar o sonho em realidade ele fundaram o Instituto Terra, uma organização sem fins lucrativos voltada para a proteção e cuidado da natureza e que já conseguiu plantar mais de 4 milhões de árvores. O instituto só planta árvores nativas adequadas para cada uma das áreas devastadas.

Conheça a fundação: Institutoterra.org

Floresta antes e depois do replantio

Graças ao belíssimo trabalho do casal, a floresta restaurada agora é uma Reserva Particular do Patrimônio Ambiental. O fluxo de água foi restabelecido, nascentes foram recuperadas. Na floresta foram catalogadas 33 espécies de mamíferos, 150 espécies de pássaros e 15 espécies de répteis e anfíbios, além das 300 espécies de plantas. Seu legado será lembrado por gerações.

Sebastião Salgado e sua esposa Lélia não apenas mudaram o cenário desolador do local, mas provaram que SIM é possível mudar o mundo em que vivemos, basta ter vontade e atitude. Gostou? Compartilhe o bom exemplo, esse sim é um ciclo vicioso que deveríamos nos acostumar.



+ Sobre essa Curiosidade: Floresta Desmatamento Poluição

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Descoberto planeta com probabilidades de abrigar vida
  • Portal Magnético Conecta a Terra com o Sol
  • UFO ataca nave espacial da NASA
  • Quantas pessoas no Brasil ganham bolsa família?
  • Sobre o Celular iPhone 6
  • O lápis mais antigo do mundo
  • Estados Mentais de Einstein
  • Top 10 desejos mais bizarros de grávidas

Você Sabia?

Uma pessoa gasta 5 anos de sua vida comendo.