CuriosidadeCiênciasIntoxicação por cafeína pode te levar à morte

Intoxicação por cafeína pode te levar à morte

Img Mobile - Intoxicação por cafeína pode te levar à morte

A cafeína faz parte da vida diária de pessoas espalhadas por diversas partes do mundo. Ela está naquele cafezinho da manhã e também nas refrescantes bebidas energéticas, como a Coca-Cola e o Red Bull.

Substância sempre associada à geração extra de energia, a cafeína também pode ser prejudicial, quando consumida em excesso. Doses exageradas de cafeína podem causar sintomas muito desagradáveis.

Um estudo mostrou que o consumo de 400 miligramas de cafeína por dia é seguro para a maioria dos adultos. Isso equivale a quatro xícaras de café ou 10 latas de refrigerante. Quando as doses consumidas são superiores a essa marca, a cafeína pode conduzir à intoxicação, que pode ser muito perigosa e até fatal.

Confira alguns sintomas associados ao alto consumo de cafeína:



1 – Tremores – Isso provavelmente já aconteceu com você em algum momento: o elevado consumo de café pode provocar tremores, isso porque a cafeína estimula hormônios como a adrenalina, e deixa o corpo em um estado nervoso. A cafeína estimula o cérebro e os hormônios, que podem afetar o sistema nervoso central, fazendo com que seus músculos passem por uma sensação física de inquietação. Além disso, a cafeína também é uma das principais causas de contrações oculares.

2 - Dor de cabeça – A cafeína é um estimulante potente, que pode sobrecarregar os receptores no cérebro, o que, muitas vezes, termina gerando uma forte dor de cabeça.

3 – Pensamentos Rápidos – Quando você consome cafeína seus pensamentos se tornam muito rápidos. Isso pode até ser útil para a concentração, mas, em excesso, também pode transformar esses pensamentos rápidos em divagações e confusão mental.

4 – Ansiedade – O aumento do hormônio adrenalina e da frequência cardíaca pode causar um enorme sentimento de ansiedade em muitas pessoas.

5 – Vício – A cafeína é um estimulante e pode causar dependência física. Quando o desejo não é atendido, o corpo entra em choque e pode causar depressão e dores de cabeça.


Você vai gostar de ler também:
Red Bull te dá asas?

Os males da Coca-Cola


6 – Psicose – Algumas pessoas que exageram na ingestão de cafeína podem ficar nervosas, irritadas e até apresentar efeitos comparáveis ​​aos sintomas de psicose.

7 – Alucinações – Por causa dos níveis mais elevados de adrenalina, o corpo pode ficar estressado e até começar a gerar alucinações.

8 – Coma – Em casos extremos, a cafeína pode provocar envenenamento, convulsões e coma.

9 – Ataque cardíaco – Consumir cafeína em grande quantidade acelera o coração e pode resultar em parada cardíaca.

10 – Morte – Pessoas que apresentam overdose de cafeína podem até morrer. Em 2014, em Ohio, um estudante consumiu tanta cafeína em pó que morreu por causa de uma convulsão induzida pela substância.



+ Sobre essa Curiosidade: Cafeína Café

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • iPad da Apple vai dominar o mercado até 2014
  • Você já ouviu falar em Obstipação Psicogênica?
  • Curiosidades sobre Cuba
  • Alguns dos mais famosos avistamentos de OVNIS pelo mundo
  • Animais tem depressão?
  • O Mórbido Turismo de Beichuan Qiang, China
  • Qual a origem da Lua?
  • Medicamento para refluxo pode duplicar o risco de câncer de estômago

Você Sabia?

Na Idade Média, os casamentos aconteciam sempre no mês de junho.