Tecnologia

iPad da Apple vai dominar o mercado até 2014

IPad da Apple está definida para manter a grande maioria do mercado de tablets para os próximos anos, de acordo com analistas do Gartner.

A supremacia da Apple vai prevalecer no mercado de tablet e permanecerá essencialmente incontestada ao longo de 2011, de acordo com um relatório especial feito por analistas do Gartner. O iPad é esperado para dar conta sozinho de 73,4% das vendas de tablet no mundo, seguidos à distância pelos Androids (com 17,3 por cento). As vendas da Apple devem cair um pouco em relação ao ano passado, quando o iPad teve 83 por cento do mercado.

Gartner não espera que qualquer outra plataforma possa ter mais de 5 por cento de participação em 2011. “Esperamos que a Apple mantenha uma vantagem de quota de mercado em todo o período de previsão comandando mais de 50 por cento do mercado até 2014”, disse Carolina Milanesi, vice-presidente de pesquisa do Gartner. “Isso é porque a Apple oferece uma experiência de usuário superior e unificada em todo o seu hardware, software e serviços.”

Milanesi explicou também que a menos que os concorrentes consigam responder com uma abordagem semelhante, os desafios para o status da Apple será mínimo. “A Apple teve a clarividência para criar esse mercado e em fazer isso planejado para ir tão longe com suprimentos de componentes, memória e tela”. “Isso permitiu que a Apple pudesse trazer o iPhone para fora a um preço muito competitivo sem comprometer a experiência entre os diferentes modelos que oferecem armazenamento e opções de conectividade.”

ANÚNCIOS

Uma nova pesquisa do Citigroup, feita com 1,8 mil clientes nos EUA, Reino Unido e China revelou recentemente que as pessoas usam os tablets para fins recreativos e não para negócios. A grande maioria das pessoas foi encontrada para usar um iPad para navegar na internet (67 por cento) ou então para trocar e-mail e mensagens instantâneas (55 por cento), enquanto apenas 15 por cento usam o tablet para trabalho ou aplicativos de produtividade. Longe de ser visto como um substituto convincente para laptops, o IPAD é principalmente considerado como um brinquedo de fantasia, de acordo com a pesquisa.

Comparando com os números do ano passado, o percentual de pessoas que planejam comprar um tablet, porque acham que o equipamento é legal aumentou de 44 para 62 por cento. Por outro lado, a proporção daqueles que procuram o tablet para substituir seu notebook, desktop ou netbook é significativamente menor (cerca de 12 por cento). Outra dado relevante, é que os proprietários de iPad continuam a ser mais propensos a pagar por um app do que os usuários de Android.

Tradução de Juliana Miranda.

ANÚNCIOS

Fonte:
Telegraph

Sobre o Autor