CuriosidadeCotidianoMeteorologista é formado em que?

Meteorologista é formado em que?

Img Mobile - Meteorologista é formado em que?

O meteorologista é um profissional que se dedica aos eventos relacionados ao clima, como as chuvas, os ventos, as temperaturas, a umidade relativa do ar e as insolações. Essa ciência estuda a atmosfera da Terra e todas as interações e causas das mudanças climáticas e dos fenômenos naturais.

O profissional especializado em Meteorologia trabalha diretamente com a análise de dados meteorológicos. Ele pode usar estas informações para fazer as famosas previsões do tempo. Para isso, as áreas da matemática e da física também são importantes, além dos inúmeros recursos tecnológicos, como os supercomputadores, as sondas e os satélites, que são utilizados para as previsões.

A meteorologia é uma área estratégica, pois pode colaborar com a agricultura, a navegação, a geologia, as pesquisas de impactos ambientais, além de beneficiar o dia a dia das pessoas. A profissão de meteorologista foi regulamentada em 14 de outubro de 1980.


Como é a formação do meteorologista?



Para executar previsões meteorológicas, pesquisas, projetos científicos e avaliações sobre as mudanças climáticas, o meteorologista precisa estudar muito. O domínio das ciências naturais e das técnicas da meteorologia é conquistado com uma formação específica, no curso de Ciências Atmosféricas, também conhecido como curso de Meteorologia.

Essa graduação tem duração de quatro anos e envolve disciplinas de cálculos, matemática, física, processos químicos, escalas espaciais e temporais, entre outros estudos. O meteorologista, ao deixar a graduação, estará apto a analisar dados e eventos relacionados aos ventos, temperaturas e chuvas em todas as regiões do planeta. Este profissional é especialista em interpretar gráficos, mapas, imagens de satélites e radares.

As principais áreas de trabalho são: agrometeorologia, tráfego aéreo e marítimo, biometeorologia, climatologia, hidrometeorologia, instrumentação meteorológica e ambiental, previsão do tempo, entre outras.

Existem poucas opções de cursos de meteorologia no Brasil. Em contrapartida, o mercado de trabalho é promissor, pois o país tem avançados centros de previsão, como, por exemplo, o CPTEC/INPE, Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos.

A área está evoluindo rapidamente, e hoje é possível encontrar importantes projetos no Brasil e no mundo nos segmentos de operação de radares, energia eólica e energia solar. Além disso, o profissional de meteorologia também pode atuar com o gerenciamento e medição da poluição atmosférica e das condições do tempo em aeroportos, contribuindo de forma significativa para a segurança de pousos e decolagens.

Cargos públicos na Marinha, Aeronáutica, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária e no Instituto Nacional de Meteorologia também são opções para o futuro profissional do meteorologista.



Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • 10 Fatos extraordinários sobre os sonhos
  • Lexiaguo
  • Chinês projetou sem querer filme erótico em telão de estação por 10 minutos
  • Qual a origem do xadrez?
  • A História da Nitendo
  • Quanto o Brasil desperdiça de água?
  • Avião da Porter Airlines faz procedimento para desviar de objeto não identificado
  • Profecias de Nostradamus

Você Sabia?

O isqueiro foi inventado antes do fósforo.