O pulmão de um mergulhador pode explodir?

A atividade do mergulho pode ser uma experiência única na vida de qualquer pessoa. O contato com o fundo do mar e com os animais marinhos e peixes, quase sempre, traz uma paz interior muito grande. No entanto, essa atividade deve ser feita com a presença de um mergulhador profissional e seguindo todas as orientações de segurança.

Um mergulho feito da maneira errada pode trazer graves consequências. Qualquer erro no mergulho pode levar a uma distensão pulmonar, e o problema pode ser fatal.

Quando o mergulhador desce, a pressão atmosférica aumenta muito e o ar no pulmão se comprime. Dessa forma, cabe mais ar dentro do pulmões. Já quando o mergulhador sobe, o pulmão se descomprime, aumentando de volume e deixando menos espaço para o ar. Assim, a principal recomendação para o mergulhador que está voltando para a superfície é soltar o ar que está dentro dos pulmões. Quando a orientação não é seguida, e o mergulhador não solta o ar, o pulmão pode sim explodir.

Os riscos que envolvem um mergulho levam os profissionais a praticarem a atividade de maneira bastante calculada e planejada. No caso de mergulhadores amadores, é fundamental prestar atenção a todas as recomendações de segurança antes do mergulho.

Seguindo todas as normas de segurança o mergulhador não terá problemas e poderá desfrutar de toda a beleza do fundo do mar. Lembre-se que a regra número do mergulho é nunca prender a respiração. Você, com certeza, não vai querer sentir a dor de seus pulmões explodindo!



+ Sobre essa Curiosidade: Oceano

O site dos curiosos.

Veja também

  • OVNIS relatados depois de 50 anos
  • Do que os bebês lembram?
  • Virada do Milênio
  • Nova impressora 3D é capaz de produzir orelhas, músculos e tecidos ósseos
  • Como funciona nosso ouvido
  • Professias de Nostradamus (Em Vídeo)
  • Como os dinossauros morreram?
  • Primeiro caso humano de Hepatite E transmitida por rato

Você Sabia?

O chocolate ao leite foi inventado por Daniel Peter e vendido ao seu vizinho, Henri Nestlé.