CuriosidadeTecnologiaO que é Bitcoin, Altcoin e Criptomoedas?

O que é Bitcoin, Altcoin e Criptomoedas?

Img Mobile - O que é Bitcoin, Altcoin e Criptomoedas?

Alguns conceitos novos vêm movimentando a vida das pessoas que fazem investimentos financeiros. Bitcoin, Altcoin e Criptomoedas são apenas alguns deles. Estes nomes, em breve, se tornarão muito populares, pois, segundo especialistas, as moedas digitais são o futuro das relações e instituições financeiras do mundo.

Confira o significado de cada um destes termos e saiba a importância dessas tecnologias para o futuro financeiro do planeta!


Conhecendo os conceitos de Bitcoin, Altcoin e Criptomoeda



Nos últimos anos, a sociedade viu surgiu um novo tipo de moeda, com valor monetário real, mas existente apenas no universo virtual. Os altcoins e os bitcoins, por exemplo, são criptomoedas que estão ganhando cada vez mais espaço nas relações financeiras e nos negócios mundiais.

Os altcoins e os bitcoins são considerados o dinheiro do futuro, sendo tipos de moedas feitos a partir de um código-fonte. Estima-se que já existam cerca de 749 moedas digitais no mundo, e elas vêm sendo empregadas em toda forma de negociação que envolve dinheiro e bens.


Entenda os conceitos:



Bitcoin – Foi a primeira moeda digital, surgiu em 2008, ela foi criada por Satoshi Nakamoto “um pseudônimo”, ninguém sabe ao certo se foi uma pessoa, ou um grupo de pessoas, pois o(s) criador(es) permaneceu(ram) em anonimato. Atualmente, é a mais conhecida e utilizada no mundo. O Bitcoin é responsável por 44,5% do valor de mercado das criptomoedas, ou seja, domina o segmento.

Altcoins – São todas as inúmeras moedas alternativas ao bitcoin, baseadas ou não no BlockChain e cada uma com uma função específica em um ecossistema de troca de capital. Muitas como a Etereum (ETH e ETC), NEM (XEM), Dogecoin, Ripple tem ganhado grande aporte financeiro e notoriedade. Até o momento da criação deste artigo (09/06/2017) existiam 749 criptomoedas negociadas em 4091 mercados ao redor do mundo.

Criptomoeda – São criptomoedas ou tokens digitais. Também conhecida como criptodinheiro. É somente uma nomenclatura para todas as moedas digitais.

Confira todos os números aqui:
CoinMarketCap


Qual a importância das moedas digitais?



Para se ter uma ideia desse potencial, 1 Bitcoin vale hoje mais de 2.800 dólares (09/06/2017). Já passou de 14 mil reais no Brasil, em meados de maio de 2017. Isso tem feito com que muitas pessoas se interessem em investir na criptomoeda.

Todas essas moedas digitais oferecem recursos de segurança imutáveis, edições e melhorias de script que tornam as transações 100% confiáveis. Com isso, o mercado de criptomoedas vem crescendo a cada ano. Boa parte usam o BlockChain, e seu conceito é de descentralização de poder, onde todos os nós da rede processam e validam as transações. Algo revolucionário de disruptivo nas relações humanas, tanto em relação a troca de bens de valor quanto a confiança plena em uma rede que é a prova de hackers. No futuro não precisaremos confiar em bancos, em órgãos governamentais e em instituições validadoras, pois o blockchain irá processar todas as transações. O ganho disso será imenso, não haverá mais corrupção institucional pois a rede será a fonte da verdade absoluta.

Ao que tudo indica, as moedas digitais dominarão as relações financeiras do futuro e passarão a ser cada vez mais valorizadas no mercado. Por isso, vale a pena buscar informações sobre este setor e encontrar alternativas para aplicações seguras neste tipo de moeda.



+ Sobre essa Curiosidade: Dinheiro Economia Investimento
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Corrida do Ouro no Espaço
  • Curiosidades sobre a Volkswagen
  • Espanhol é ameaçado de morte por criar lâmpada que não queima
  • A menor serpente do mundo
  • Viagens no Tempo e Paradoxos Temporais
  • Perguntas Animais
  • Curiosidades sobre as Aranhas-Pelicano
  • Conheça os ciclopes: os gigantes de um olho da mitologia grega

Você Sabia?

Os elefantes são os únicos animais do planeta que não conseguem pular.