CuriosidadeCotidianoO que é bom para azia?

O que é bom para azia?

Img Mobile - O que é bom para azia?

Você já passou pelo desconforto da azia? Saiba que esta é uma sensação que atinge grande parcela da população mundial, caracterizada por uma queimação que começa atrás do esterno, osso que fica na parte anterior do tórax. Normalmente, a azia se manifesta de forma contínua, se espalhando pelo peito e pela garganta.


O que causa azia?



A azia pode acontecer com frequência em algumas pessoas, o que provoca prejuízos para a rotina e a produtividade. Essa sensação de queimação pode ocorrer por várias razões, e inclusive pode indicar alguma condição de saúde mais grave. Por isso, é extremamente importante e recomendável que a pessoa que sofre de azia constante procure um médico.

A queimação no estômago atinge cerca de 20 milhões de brasileiros, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. A causa mais comum desse problema é a alimentação irregular.

A condição se torna ainda mais grave porque grande parte das pessoas que sofrem de azia não busca ajuda médica e opta pela automedicação ou pelas soluções caseiras, que nem sempre resolvem a queimação.

A azia é causada por um refluxo de ácido gástrico. Esse é o ácido que atua diretamente na digestão dos alimentos no organismo. Quando algo sai do controle no processo de digestão, esse ácido volta para o caminho que segue até a boca.

Normalmente, essa ocorrência está relacionada ao mau funcionamento do esfíncter, uma válvula que se abre para que o alimento chegue até o estômago. O ácido do refluxo começa, então, a irritar o esôfago, causando a famosa azia.


Remédios caseiros e farmacêuticos



Existem vários remédios caseiros e farmacêuticos para a azia. Entre as soluções domésticas, as pessoas costumam optar por comer biscoitos cream cracker, chupar um limão puro, ingerir um pedaço de batata crua, tomar uma solução de bicarbonato de sódio e água ou consumir chás de hortelã e erva-cidreira. Todas essas receitas caseiras ajudam a neutralizar a acidez do estômago.

Na farmácia, os principais medicamentos para azia são a Cimetidina, o Esomeprazol, o Nexium, o Omeprazol e o Estomazil. Vale ressaltar que a automedicação nunca deve ser a primeira opção. Procure um médico!



Tratamentos para azia



O tratamento para a azia inclui medicamentos, mudança na dieta e no consumo de alguns alimentos e cuidados diários. É importante evitar comer muito rápido, pois os alimentos precisam ser bem mastigados. Além disso, é preciso controlar frituras, alimentos gordurosos, embutidos, frutas muito ácidas e alimentos condimentados.

Quem tem crises de azia também não deve ficar muitas horas em jejum, pois isso provoca o acúmulo do ácido gástrico.



Estresse causa azia?



Condições como ansiedade e estresse podem causar azia, já que interferem nos hormônios do organismo e alteram a secreção do suco gástrico.



+ Sobre essa Curiosidade: Estômago Doenças Estresse
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Quais as doenças mais comuns no inverno?

    O inverno é uma estação do ano marcada por diversas doenças e sintomas desagradáveis. Esse é o período com a maior incidência de alergias e doenças respirat...
    Leram 11159 Vezes

  • Doenças Raras (Vídeo)

    Impressionante seleção de imagens sobre doenças raras e devastadoras. Imagens chocantes e bizarras, caso não tenha estômago para ver não tente. Menino...
    Leram 137495 Vezes

  • Doenças do Egito Antigo

    Segundo a história, o povo do Egito teria sofrido com dez pragas. De acordo com a tradição judaico-cristã, essas pragas teriam sido enviadas por Deus para q...
    Leram 24593 Vezes

  • Estresse altera o cérebro das crianças

    Um estresse intenso e duradouro pode desferir um golpe terrível em crianças, dizem os pesquisadores que descobriram que uma área do cérebro ligada à memória...
    Leram 14915 Vezes

  • Doenças transmitidas pelo beijo na boca

    Você sabia que existe uma lista de doenças que podem ser transmitidas por um simples beijo na boca? Pois é, parece que sair por aí beijando diversas pessoas...
    Leram 36388 Vezes

  • As doenças mais raras do mundo

    Existem algumas doenças raras, e até mesmo estranhas, que ocorrem com pouca regularidade, mas apresentam sintomas e consequências graves. A maioria das doen...
    Leram 68784 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Veja também

  • Os Cogumelos das Explosões Atômicas
  • Qual é o principal alimento dos tubarões?
  • Aquecimento Global
  • Ricardo Coração Leão - O Rei Guerreiro
  • Peixe fica gripado?
  • Ooho: uma nova maneira de beber água e evitar garrafas plásticas
  • Existem quantas línguas faladas no mundo?
  • Sinais de que você está tendo um ataque de pânico

Você Sabia?

Senna conquistou 41 vitórias, 161 GPs, fez 2.750 voltas na liderança, 65 poles e ganhou 3 títulos mundiais.