Cotidiano

O que é bom para azia?

Conheça as causas e tratamentos para a azia!

Você já passou pelo desconforto da azia? Saiba que esta é uma sensação que atinge grande parcela da população mundial, caracterizada por uma queimação que começa atrás do esterno, osso que fica na parte anterior do tórax. Normalmente, a azia se manifesta de forma contínua, se espalhando pelo peito e pela garganta.

O que causa azia?

A azia pode acontecer com frequência em algumas pessoas, o que provoca prejuízos para a rotina e a produtividade. Essa sensação de queimação pode ocorrer por várias razões, e inclusive pode indicar alguma condição de saúde mais grave. Por isso, é extremamente importante e recomendável que a pessoa que sofre de azia constante procure um médico.

A queimação no estômago atinge cerca de 20 milhões de brasileiros, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. A causa mais comum desse problema é a alimentação irregular.

ANÚNCIOS

A condição se torna ainda mais grave porque grande parte das pessoas que sofrem de azia não busca ajuda médica e opta pela automedicação ou pelas soluções caseiras, que nem sempre resolvem a queimação.

A azia é causada por um refluxo de ácido gástrico. Esse é o ácido que atua diretamente na digestão dos alimentos no organismo. Quando algo sai do controle no processo de digestão, esse ácido volta para o caminho que segue até a boca.

Normalmente, essa ocorrência está relacionada ao mau funcionamento do esfíncter, uma válvula que se abre para que o alimento chegue até o estômago. O ácido do refluxo começa, então, a irritar o esôfago, causando a famosa azia.

ANÚNCIOS

Remédios caseiros e farmacêuticos

Existem vários remédios caseiros e farmacêuticos para a azia. Entre as soluções domésticas, as pessoas costumam optar por comer biscoitos cream cracker, chupar um limão puro, ingerir um pedaço de batata crua, tomar uma solução de bicarbonato de sódio e água ou consumir chás de hortelã e erva-cidreira. Todas essas receitas caseiras ajudam a neutralizar a acidez do estômago.

Na farmácia, os principais medicamentos para azia são a Cimetidina, o Esomeprazol, o Nexium, o Omeprazol e o Estomazil. Vale ressaltar que a automedicação nunca deve ser a primeira opção. Procure um médico!

Tratamentos para azia

O tratamento para a azia inclui medicamentos, mudança na dieta e no consumo de alguns alimentos e cuidados diários. É importante evitar comer muito rápido, pois os alimentos precisam ser bem mastigados. Além disso, é preciso controlar frituras, alimentos gordurosos, embutidos, frutas muito ácidas e alimentos condimentados.

Quem tem crises de azia também não deve ficar muitas horas em jejum, pois isso provoca o acúmulo do ácido gástrico.

Estresse causa azia?

Condições como ansiedade e estresse podem causar azia, já que interferem nos hormônios do organismo e alteram a secreção do suco gástrico.

Sobre o Autor