CuriosidadeTecnologiaO que é gentrificação?

O que é gentrificação?

Img Mobile - O que é gentrificação?

Gentrificação é um termo utilizado para designar um processo de mudança imobiliária. Esta palavra é empregada sempre que acontece uma reestruturação significativa nos perfis residenciais e padrões culturais de um bairro ou de uma cidade.

O processo de gentrificação acontece, por exemplo, quando um governo resolve retirar uma favela de uma região para dar espaço a construção de um bairro ou empreendimento destinado a uma população com maior poder aquisitivo.

A palavra gentrificação é considerada um neologismo criado pela socióloga britânica Ruth Glass, em 1963. De uma forma geral, o termo é uma referência ao “aburguesamento” das cidades ou a projetos de melhoramento em regiões abandonadas.

A gentrificação está relacionada ao urbanismo, com foco na reorganização da geografia urbana e espacial. O conceito é bastante utilizado nas discussões e projetos de leis de zoneamento.

Como exemplos de gentrificação, podemos citar as mudanças que aconteceram nos bairros do Soho, Greenwich Village e Harlem, em Nova Iorque. No Brasil, o processo foi visto na revitalização do Centro de São Paulo e nos bairros de Botafogo e Flamengo, no Rio de Janeiro.

A gentrificação também é aplicada em áreas periféricas ou suburbanas e, na maioria dos casos, envolve remoções forçadas de comunidades com o objetivo de revitalizar áreas e aplicar novos padrões de paisagismo urbano.

Segundo arquitetos e especialistas em urbanismo, a gentrificação não é um processo ruim, mas pode promover uma grande descaracterização de bairros e cidades. Em muitos casos, esse processo é aplicado com o intuito de reorganização espacial e para a criação de bairros sustentáveis.



+ Sobre essa Curiosidade: Cidade Urbanismo Arquitetura Geografia

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Fita adesiva pode substituir CDs no futuro
  • Como Jogar RPG?
  • 10 segredos para ter uma vida plena
  • Quais animais se alimentam de sangue?
  • Conheça a escultura chamada de Memorial para crianças não nascidas
  • Curiosidade sobre Escrita Alterada
  • Por que não lembramos da época em que éramos bebês?
  • Curiosidades sobre o Milagre de Fátima

Você Sabia?

É possível morrer prendendo o espirro, ou também, se você espirrar muito forte é possível fraturar uma costela.