Cotidiano

O que é Roacutan (Isotretinoína) e pra que serve?

Nesse texto você vai poder tirar todas as suas dúvidas sobre o tratamento com o Roacutan®. Veja!

Se você sofre com espinhas, certamente você já ouviu falar no Roacutan (um dos nomes comerciais do princípio ativo Isotretinoína).

O Roacutan é um dos remédios mais eficazes contra o combate da acne. Ele é indicado para o tratamento de acnes graves e quadros de acne resistentes a terapêuticas anteriores com antibióticos sistêmicos e agentes tópicos.

Abaixo você vai pode tirar todas as suas dúvidas sobre o tratamento com o Roacutan®. Lembrete: esse texto é somente informativo, antes de tomar qualquer medicamento, procure ajuda médica! Automedicação é prejudicial a saúde!

Como funciona o Roacutan (Isotretinoína)?

A Isotretinoína é uma substância medicinal derivada da vitamina A. Ela é mais usada para o tratamento da acne severa, mas também pode ser utilizada no tratamento de outras doenças dermatológicas.

ANÚNCIOS

As acnes são formadas por um processo que envolve o aumento da produção de sebo (oleosidade) pelas glândulas sebáceas, obstrução do folículo piloso e proliferação da Cutibacterium acnes.

O Roacutan é muito eficaz por agir diretamente nas causas da acne. A substância provoca contração das glândulas sebáceas e redução significativa da produção de sebo. Com menos sebo, há menor risco de obstrução dos poros da pele e menos alimento disponível para a Cutibacterium. 

O desaparecimento da acne ocorre geralmente entre 16 a 24 semanas de tratamento com o medicamento.

ANÚNCIOS

Remédio Roacutan

Como usar

O uso da Isotretinoína deve ser sempre orientado por um dermatologista, pois as doses variam de acordo com a gravidade da acne.

Geralmente, a dose inicial costuma ser de 0,5 mg/kg/dia. Se não houver reações adversas relevantes após o primeiro mês de tratamento, a dose deve ser aumentada para 1mg/kg/dia.

O objetivo do tratamento é atingir entre quatro a seis meses (duração usual do tratamento é em torno de 20 semanas) uma dose cumulativa de 120 a 150 mg/kg.

Antes e depois do tratamento do Roacutan

Efeitos colaterais do tratamento

Como o Roacutan é um remédio forte, ele pode provocar alguns efeitos colaterais como:

• Anemia
• Aumento ou diminuição nas plaquetas
• Elevação da taxa de sedimentação
• Inflamação na borda da pálpebra
• Conjuntivite
• Irritação ocular
• Ressecamento ocular
• Elevações transitórias e reversíveis de transaminases hepáticas
• Fragilidade cutânea
• Coceira na pele
• Ressecamento da pele e dos lábios
• Dores musculares
• Dores articulares
• Dor na região lombar
• Aumento de triglicérides e colesterol séricos e diminuição de HDL.

Outro efeito colateral mais temido é a teratogenicidade (defeito no embrião), por isso os profissionais recomendam a proibição de engravidar durante e após algum tempo do tratamento.

A Isotretinoína funciona?

O Roacutan® estimula a pela a expelir o excesso de sebo das suas glândulas sebáceas, então no início é possível notar um agravamento da acne. Porém, após 2 a 3 semanas, o quadro começa a melhorar definitivamente.

Quem tem acne muito grave, esse período temporário de expelir o sebo das glândulas sebáceas pode levar à formação de úlceras, então os dermatologistas podem indicar o uso temporário de corticoide.

Passando esse primeiro mês, o Roacutan começa a mostrar sua eficácia e a maioria dos pacientes apresenta uma excelente resposta a longo prazo.

Uma pesquisa mostrou que 40% dos pacientes que tomaram o Roacutan apresentaram cura definitiva da acne após cerca de 15 a 20 semanas de tratamento. O restante apresentou melhora significativa, porém ainda precisam manter os outros tratamentos com cremes e antibióticos.

Veja também:

Como a acne e as espinhas são formadas?

É verdade que o chocolate causa acne?

Sobre o Autor