CuriosidadeTecnologiaO que é um computador quântico?

O que é um computador quântico?

Img Mobile - O que é um computador quântico?

Um computador quântico chega a ser quase 100 milhões de vezes mais rápido do que os computadores convencionais. Estas super máquinas estão presentes em empresas e instituições muito poderosas, como o Google e a NASA, por exemplo.

O mais recente modelo de computador quântico do mundo é chamado de D-Wave 2X, que possui mais de 1000 qubits. No caso da NASA, este computador é mantido no Centro de Pesquisa Ames.

De acordo com estudos, o computador quântico consegue desenvolver cargas de trabalho altamente especializadas, com um desempenho verdadeiramente sensacional. Estas máquinas são usadas para tarefas muito específicas em tecnologia avançada.


Como funciona



Os computadores quânticos são usados principalmente para a resolução de problemas e para melhorar o desempenho de tecnologias. Eles podem ser empregados em cibersegurança, comunicação, identificação de ataques cibernéticos, pesquisas de dados, cálculos e muitas outras atividades que exigem o alto poder de processamento da máquina.

Na prática, o computador funciona em qubits, unidade que pode ser tanto um quanto zero. O sistema da máquina não é linear e ela é capaz de calcular todas as possibilidades de um problema em escala quântica de uma só vez.

Essa é a grande inovação da ciência da computação. Para os cientistas, a computação quântica é o futuro da tecnologia.


Quanto custa?



Um computador quântico da marca D-Wave Systems de 2000 qubits pode chegar a custar mais de US$ 15 milhões. A empresa canadense tem seus computadores usados pelos principais players da tecnologia mundial, pois é a única no mundo a comercializar esse tipo de máquina.

Computador quântico da marca D-Wave Systems de 2000 qubits

Processador quântico da D-Wave, capacidade de 1.152 qubits utilizáveis.


Quem tem um computador quântico?



Até o momento, é possível afirmar que a NASA, o Google e a Universities Space Research Association, uma associação de pesquisa espacial das universidades dos Estados Unidos, estão testando computadores quânticos.


Quem desenvolveu?



A teoria quântica foi desenvolvida no início dos anos 1900, e revolucionou a física e a química. Essa teoria explica o comportamento de partículas, como átomos e elétrons.

No final do século XX, essa teoria começou a ser aplicada também à informação, revolucionando o campo da tecnologia e do processamento de dados. Com isso, nasceu a computação quântica.

Em resumo, um computador quântico é um dispositivo capaz de manipular estados quânticos delicados de forma controlada, da mesma forma que um computador comum manipula seus bits. Este tipo de computador emprega o qubit, que é a versão quântica de um bit.

Atualmente, a superposição quântica é um recurso mais poderoso do que o probabilismo clássico. Os computadores quânticos trabalham com estados emaranhados e superposição quântica, adquirindo um poder extra de computação e processamento de informações.

A empresa IBM Q também tem atuado fortemente no desenvolvimento de computadores quânticos universais, que sejam comercialmente viáveis, principalmente para uso nas áreas de negócios e ciências. Espera-se que estes computadores forneçam soluções para problemas importantes, para os quais existem inúmeras possibilidades de respostas.

Até o momento, a IBM Q criou e testou com sucesso dois poderosos processadores de computação quântica universal: um de 16 qubits para uso público, e outro de 17 qubits para uso comercial.



+ Sobre essa Curiosidade: Computador Teoria quântica
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Colossus - Computador britânico

    O Colossus foi criado para quebrar códigos alemães ultra-secretos em 1943. Este projeto britânico, que estava sob a liderança do matemático Alan Turing,...
    Leram 32259 Vezes

  • O primeiro computador

    O primeiro computador eletromecânico, o chamado Z-1, usava relês e foi construído pelo alemão Konrad Zuse (1910-1995) em 1936. Zuze tentou vendê-lo a...
    Leram 57675 Vezes

  • Como comprar um computador?

    É desconcertante a velocidade em que as novas tecnologias tornam-se obsoletas. Celulares, notebooks e tablets recebem atualizações tão rapidamente que mal c...
    Leram 8742 Vezes

  • Origem e data do primeiro BUG de Computador

    Após uma pane complicada do computador, quando se descobriu que o problema tinha sido uma mariposa que entrara pela janela e fora morta pelo interruptor de ...
    Leram 20382 Vezes

  • O computador mais rápido do Brasil

    O Brasil tem o supercomputador mais rápido do hemisfério sul e o 29ª mais rápido na lista dos computadores mundiais. O nome dessa supermáquina é Tupã e ele ...
    Leram 16750 Vezes

  • Evolução dos Computadores

    Os computadores atuais já têm endereço certo: os museus. Os circuitos integrados serão substituídos por moléculas que reproduzem a estrutura genética de...
    Leram 20832 Vezes

  • Patinho Feio - O primeiro computador da USP

    No Brasil, as universidades criaram cursos de pós-graduação em eletrônica digital, que ofereciam uma alternativa aos que não conseguiam as disputadas bolsas...
    Leram 21073 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Origem do café
  • Ex-presidente dos EUA afirma que os alienígenas estão na Terra
  • Qual lugar no mundo é permitido casar com mortos?
  • Por que a água do mar é salgada?
  • Roswell, 66 anos de perguntas sem respostas
  • Colostro
  • Mulher dá à luz filhos gêmeos de pais diferentes
  • Por que a organização Cruz Vermelha escolheu o símbolo da cruz como seu logotipo

Você Sabia?

Em um tempo de vida médio é possível afirmar que a pele humana é renovada mil vezes.