Tecnologia

O que é um Data Center?

Saiba o que é um Data Center e como funcionam os data centers para empresas e para as pessoas comuns.

Facebook, Intagram, Twitter, Google… por trás de todas as facilidades que a tecnologia nos trouxe, existe uma estrutura gigantesca para atender todas as demandas do mundo digital.

Os aplicativos, facilidades e possibilidades que a tecnologia nos trouxe e que chama a atenção de todos, só é possível graças a estruturas que não são vistas pelos usuários, os Data Centers.

Mas afinal, o que é um Data Center?

Antigamente conhecido como CPD (centro de processamento de dados) o Data Center nada mais é do que um complexo com diversos servidores, roteadores e switches que armazenam, processam e direcionam todas as informações necessárias. Eles podem variar quanto ao seu tamanho físico, arquitetura e até variar sua função específica para atender desde micro e pequenas empresas até grandes organizações sem esquecer claro de pessoas comuns, que podem aproveitar também desta tecnologia para facilitar o seu dia a dia.

ANÚNCIOS

Um Data Center normalmente é projetado para garantir o tráfego, processamento e armazenamento de enormes quantidades de dados, além de disponibilizar um acesso rápido e seguro 24 horas por dia durante 365 dias no ano.

Para se criar um Data Center muita coisa é levada em consideração, como sua tecnologia, capacidade de fornecimento de energia de um determinado lugar, segurança contra invasores digitais e físico, entre outros aspectos. Por essa razão ele pode ser criado em qualquer lugar do mundo e normalmente os locais escolhidos são mais afastados dos grandes centros, principalmente devido a segurança, já que eles podem ser acessado por uma pessoa em outro lugar do mundo praticamente de forma instantânea.

Os Data Centers para empresas

ANÚNCIOS

Praticamente toda a facilidade que encontramos hoje na internet e em algumas vezes até fora dela é graças aos Data Centers que viabilizaram empresas de todos os portes em realizar serviços de forma adequada a preços baixos devido a toda a tecnologia instalada.

Empresas como Facebook e Google possuem diversos servidores e Data Centers espalhados nos mais diversos locais do mundo para garantir que seus serviços permaneçam sempre disponíveis sem oscilação e durante o ano todo.

Mas também empresas que não trabalham de forma digital também se aproveitam desta tecnologia para manter seus negócios, como armazenamento de ERP’s e CRM’s. Essas empresas podem alugar frações de espaço de um servidor ao invés de criar seu próprio servidor de dados, com isso além de uma melhora na tecnologia e na segurança dos dados, também é possível reduzir custos da empresa com implantação e manutenção de tecnologia.

Os Data Centers para pessoas comuns

Como citamos acima, não somente empresas podem se beneficiar desta tecnologia, pessoas comuns cada vez mais usam os serviços de um Data Center e muitas vezes sem se dar conta disso.

Serviços de armazenamento em nuvem como, por exemplo, Google Drive e Dropbox, permite que você possa acessar o mesmo arquivo ou documento em diversos computadores ou até mesmo em smartphone. Isso nada mais é do que um armazenamento em um Data Center que pode estar em qualquer lugar do mundo. O mesmo se aplica aos armazenamentos de e-mails, sites, blogs e qualquer outra aplicação de tecnologia que usamos em nosso dia a dia e que necessitem de armazenamento.

Sobre o Autor