CuriosidadeCotidianoO que pode causar mau hálito?

O que pode causar mau hálito?

Img Mobile - O que pode causar mau hálito?

O mau hálito é um problema desagradável que atrapalha a vida social de qualquer pessoa. O nome técnico dado ao problema é halitose e suas causas são diversas.

Vale lembrar que qualquer pessoa pode ter mau hálito, pela manhã ou depois das refeições, mas existem casos em que o problema se torna crônico e a pessoa nem sequer percebe o odor desagradável que sai de sua boca.

O mau hálito é, na verdade, o cheiro ruim do ar que é expelido pelos pulmões. Não se trata de uma doença, mas sim de um sintoma.

A pessoa que tem mau hálito não percebe o fato porque o olfato se adapta ao odor, ou seja, a pessoa se acostuma ao próprio mau cheiro.

O problema é mais comum em pessoas que respiram pela boca, sofrem de doenças como diabetes, doenças do fígado, distúrbios renais, prisão de ventre ou sangramento na gengiva e baixo fluxo salivar.

O mau hálito é causado por vários fatores, entre eles problemas bucais, fisiológicos ou patológicos. Algumas características que podem desencadear o problema são: feridas cirúrgicas, cáries, doenças periodontais, falta de higiene oral, formação de saburra lingual e de placas dentárias.

Algumas doenças bronco-pulmonares, digestivas, doenças do fígado, diabetes, tabagismo, deficiência de vitamina A e D, intestino preso, problemas renais e estresse também podem influenciar no aparecimento do mau hálito. Além disso, próteses mal adaptadas e restaurações defeituosas também agravam o problema.

O diagnóstico de halitose pode ser feito por qualquer dentista, mas é preciso que seja esclarecida a causa do problema, levando ao correto encaminhamento do tratamento mais adequado quando o motivo do problema tiver relação com doenças pré-existentes.

Para prevenir o problema é necessário que se faça, todos os dias, uma higiene cuidadosa da boca, o que inclui escovar os dentes após cada refeição, limpar a língua, usar o fio dental e aplicar bochechos.

Para evitar qualquer situação constrangedora nesse sentido, também é importante ir periodicamente ao dentista para realizar a remoção de placa bacteriana e o acúmulo de tártaro.



+ Sobre essa Curiosidade: Doença Saúde
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • O que é efeito doppler?
  • 10 razões pelas quais as pessoas altamente inteligentes têm dificuldades para serem sociáveis
  • Qual ator e atriz que mais ganhou o prêmio Oscar?
  • Novo experimento aponta para uma bizarra armadilha da Antimatéria
  • Números Triangulares
  • A joia mais cara do mundo, e a quem pertence
  • Fobias
  • Quantas pessoas votam no Brasil?

Você Sabia?

Com um lápis é possível escrever uma linha reta de 56 km.