CuriosidadeUniversoO Tamanho do Universo

O Tamanho do Universo

Img Mobile - O Tamanho do Universo

Calcular o tamanho do universo tem sido um desafio para muitos astrônomos e pesquisadores. Na prática, é bastante difícil determinar o tamanho exato, mesmo porque as teorias afirmam que o universo está em constante expansão.

O que os cientistas já sabem é que o Universo deve ter aproximadamente 13,8 bilhões de anos. Estudos indicam que a esfera observável do universo tenha cerca de 92 bilhões de anos-luz de diâmetro, mas, obviamente, o universo é bem maior do que isso.

Como já mencionado, os pesquisadores acreditam que, desde o Big Bang, o universo continuou a se expandir. Os cientistas do universo se dividem, afirmando que ele pode realmente ser infinito e plano, infinito e com curvas ou, até mesmo, finito.





Big Bang

Para a NASA, agência espacial norte-americana, o universo é plano e infinito.


Pesquisas



As pesquisas que tentaram dimensionar o tamanho do universo acabaram sendo pouco precisas. De fato, é possível que o universo seja imensurável, especialmente se ele estiver se expandindo de forma constante.

Nebulosa Helix
Nebulosa Helix

Algumas pesquisas e estimativas sobre o atual tamanho do universo apontam que ele possa ter até 156 bilhões de anos-luz de diâmetro. Contudo, mais uma vez, vale reforçar que a velocidade de expansão do universo é maior do que a velocidade da luz.

Para conquistar novas informações sobre os mistérios do universo, os astrônomos estão constantemente observando imagens feitas por equipamentos ultramodernos. Até o momento, a área observável continua em 93 bilhões de anos-luz, sendo que cada ano-luz equivale a 9,5 trilhões de km.

Algumas observações de supernovas já demonstraram que o universo está mesmo se expandindo em alta velocidade. Hoje, ele pode ter mais de 100 bilhões de galáxias.

De acordo com a teoria geral da relatividade, o homem nunca poderá interagir ou observar algumas partes do universo, por conta da velocidade finita da luz e da expansão do espaço.

Via Láctea
Via Láctea

Apenas para fins de comparação, a Via Láctea apresenta cerca de cem mil anos-luz de diâmetro.







Teorias



Existem muitas teorias sobre o universo, mas, sem dúvida, a mais palpável é a de que ele esteja se expandindo. Algumas medições experimentais realizadas de maneira independente revelaram que a teoria da expansão tem base científica e que ela pode estar ocorrendo de forma acelerada por causa da energia escura, força contrária à gravidade.

Dados coletados pelo satélite Planck mostraram que a idade do Universo pode ficar em torno de 13,82 bilhões de anos, enquanto seu diâmetro pode ser de 93 bilhões de anos-luz.

A grande verdade é que, atualmente, o que o homem consegue enxergar do universo é apenas uma pequena fração, por conta da limitação de alcance da velocidade da luz. Muitos mistérios ainda terão que ser desvendados até que a humanidade saiba exatamente o tamanho do nosso universo.



+ Sobre essa Curiosidade: Universo Expansão Estrela Big Bang
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Como uma piada bem colocada pode beneficiar negociações de salário
  • Quanto custa um drone?
  • A confirmação da teoria da relatividade por aglomerados de galáxias
  • Telescópio da Nasa encontra moléculas de oxigênio no espaço
  • Quanto tempo dura cada tipo de emoção?
  • 31 costumes religiosos que talvez você não conheça
  • O Nascimento da Bruxaria
  • 36 Curiosidades sobre o Canadá

Você Sabia?

Uma pessoa gasta 5 anos de sua vida comendo.