CuriosidadeHistóricasOrigem do aperto de mão

Origem do aperto de mão

Img Mobile - Origem do aperto de mão

O aperto de mãos é um cumprimento, além de ser uma forma de firmar um acordo verbal, e é usado diariamente por milhares e milhares de pessoas, quase sem perceber, já que virou algo tão comum. Dependendo da cultura em que se encaixa, o aperto de mão simboliza um gesto social de confiança, afinidade, amizade, entre outras coisas. Aqui no Brasil, pode ser qualquer uma dessas coisas, mas é, principalmente, uma forma de firmar acordos verbais e de cumprimentar.

Trata-se de algo bastante simples: duas pessoas estendem uma de suas mãos e seguram a mão do outro, movimentando o braço do aperto de mão para cima e para baixo.

Mas você já parou pra pensar de onde surgiu esse gesto?


Como começou?



Existem divergências quanto a real origem do aperto de mão. Foram encontrados em templos egípcios, alguns hieróglifos que representavam a mão estendida de um deus, destinando o seu poder a um humano, ou então como uma forma de o humano receber as bênçãos dos deuses.

Mas outras teorias divergem, afirmando que o aperto de mãos começou já nos primórdios. O aperto de mãos, para estes, era uma forma de demonstrar aos outros homo sapiens que não carregava armas, e desejava desenvolver, junto ao outro, um relacionamento pacífico.
Segundo historiadores, essa versão é a mais aceita, já que isso remeteria inclusive ao fato de que mulheres normalmente não se cumprimentam apertando as mãos: somente os homens carregavam armas para lutar contra os predadores e contra outros homens que pudessem oferecer ameaças.

Existe ainda outra história que remete a tempos um pouco mais recentes: a Idade Média. Neste período, antes dos duelos, cavaleiros se abraçavam como uma forma de mostrar que não possuíam nenhuma arma escondida, somente o que portavam em mãos. Isso, entretanto, deixava os competidores um tanto quanto vulneráveis, podendo o oponente aproveitar o ato para dar um golpe. Diante disso, o gesto foi substituído pelos apertos de mão.


Aperto de mãos nos dias atuais



Existe uma data, assim como o Dia do Beijo e o Dia do Abraço, destinado ao aperto de mãos, que é comemorado no dia 21 de junho e simboliza a união da humanidade, assim como as formas de esta demonstrar seu afeto. O Dia Internacional do Aperto de Mão representa esse cumprimento tão usado nos dias atuais, relembrando às pessoas como o gesto é importante para as relações sociais.


Como conhecer as pessoas pelo aperto de mão



Há quem diga que podemos conhecer as pessoas através de seus apertos de mãos.

Segundo a teoria, quem coloca a mão pelo lado superior, com a palma virada para baixo, pretende controlar o encontro, e quem se posiciona de forma inferior, demonstra que o outro pode ter o controle.

O aperto de mão com duas mãos, fechando a mão do outro indivíduo entre as suas, representa carinho, objetivando aumentar o contato físico, mas também pode ser uma forma de retomar o controle da situação quando o outro tentar apertar a mão na posição superior.

A melhor opção para quem não quer passar a impressão errada, é apertar a mão verticalmente, o que demonstra a igualdade e o respeito. Diante do gesto, mantenha também o contato visual, assim como a força do aperto semelhante a que a outra pessoa está usando.



+ Sobre essa Curiosidade: Saldação Cumprimento Mão Origem

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Mansa Musa, o rei mais rico da Terra
  • O Prédio de 1,6 kilômetros de altura
  • Qual a pior dor que podemos sentir em nosso corpo?
  • As 4 plantas mais venenosas do mundo
  • A pedra de Roswell
  • 3 Curiosidades sobre Reciclagem
  • Esqueleto humano de 2.100 anos de idade é encontrado no fundo do mar
  • A Máquina de Turing

Você Sabia?

O único alimento que não apodrece é o mel.