CuriosidadeUniversoParalaxe

Paralaxe

Img Mobile - Paralaxe

A paralaxe é o deslocamento aparente de dois objetos quando o observador muda seu referencial de observação. Isto acontece quando os objetos estão em distâncias diferentes, podendo causar problemas de observação.

Quando se observa com o olho esquerdo e depois com o olho direito uma paisagem através de uma janela, pode-se notar um fenômeno curioso. Se a observação é feita com o olho esquerdo (figura da esquerda), as posições relativas do grupo de árvores parece modificar-se em relação a observação feita com o olho direito (figura da direita). O fundo, porém, não parece sofrer esse "deslocamento". Isso acontece porque o fundo se encontra a grande distância do observador.

A metade do ângulo sob o qual é visto um objeto de dois pontos diferentes é chamada paralaxe desse objeto. Ela é tanto menor quanto mais afastado do objeto estiver o observador, reduzindo-se a valores desprezíveis quando a distância aumenta muito em relação à que separa os pontos de observação.

Paralaxe das estrelas
Quando se deseja determinara paralaxe de uma estrela próxima, fotografa-se duas vezes, com um intervalo de alguns meses, a região na qual ela se encontra. Sua posição em relação às estrelas mais distantes parecerá mudar. Como os deslocamentos são muito pequenos, devem-se empregar telescópios dotados de comprimentos focais de pelo menos 10 metros. Instrumentos bastante precisos para analisar simultaneamente as fotos obtidas (fotocomparadores) permitem determinar paralaxes de até 1/50 de segundo de arco.

Fonte:
Sala de Fisica



Comentários:

Curiosidades Relevantes

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • O que é Cleptocracia? E os Top 10 governos mais corruptos do mundo atual
  • Curiosidades sobre o México
  • Mais Curiosidades sobre Animais
  • O que é a obsolescência programada?
  • Coisas que te ensinaram errado na escola
  • O X da Questão
  • Por que os Vombates defecam cubos?
  • Quem criou o futebol?

Você Sabia?

É possível morrer prendendo o espirro, ou também, se você espirrar muito forte é possível fraturar uma costela.