CuriosidadeCiênciasPesquisa indica o risco das bactérias em lavadoras domésticas

Pesquisa indica o risco das bactérias em lavadoras domésticas

Img Mobile - Pesquisa indica o risco das bactérias em lavadoras domésticas

As máquinas de lavar roupas domésticas foram alvo de um estudo do Laboratory of Microbial Ecology and Technology, da Universidade Ghent, da Bélgica. A pesquisa demonstrou como as máquinas não esterilizadas passam bactérias para as roupas no momento da lavagem. Essa troca microbiana ocorre em vários equipamentos.

Amostras de uma camiseta nova de algodão foram lavadas juntamente com uma carga normal de roupas sujas. Como resultado, os pesquisadores constataram que o processo de lavagem causou uma troca microbiana que envolveu uma grande variedade de bactérias. As espécies microbianas causadoras de maus odores foram ainda mais distribuídas para as roupas.

Bacterias

De acordo com o estudo, as bactérias entram na máquina de lavar roupa através de roupas desgastadas, roupas de casa e água que vem da rua. Dessa forma, o processo de lavanderia, que deveria entregar apenas roupas limpas visualmente e higienicamente, pode gerar efeitos negativos para a saúde em alguns casos.

Nas últimas décadas, os processos de lavanderia e detergentes foram ajustados por razões ambientais e econômicas. A introdução de enzimas, a menor temperatura de lavagem, a diminuição do consumo de água e o uso de detergentes líquidos que não possuem efeito desinfetante são as principais adaptações nos processos de lavagem. Esses ajustes também afetaram a qualidade higiênica do processo de lavagem.

Na Europa, a lavanderia de peças coloridas é frequentemente feita com temperaturas entre 30 e 40°C, o que oferece boas condições para que as bactérias sobrevivam e, até mesmo, cresçam. Na China, Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos, a água fria é o tipo mais utilizado. Apenas 5% da lavagem domiciliar nos Estados Unidos é feita a 60°C ou mais, temperatura aconselhada para matar efetivamente as bactérias transmissoras de doenças.

Maquina de lavar com bacteria

Segundo o estudo, qualquer temperatura de lavagem mais baixa oferece condições de sobrevivência para as bactérias e aumenta o risco de contaminação cruzada nas roupas. Temperaturas de lavagem mais baixas que 40°C só são eficazes quando a lavagem inclui o uso de produtores branqueadores, como alvejantes à base de cloro. Está comprovado que detergentes domésticos normais removem sujeiras e manchas, mas não são eficientes para desinfecção.

Fonte: Frontiersin


Veja também:

Filho perde o braço e vai dormir para não levar bronca da mãe



+ Sobre essa Curiosidade: Bactéria Saúde Doença
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Ao invés de esfriar, telhados brancos podem esquentar
  • Por que as vezes engasgamos?
  • Top 10 motos mais caras do mundo
  • Como emagrecer rápido?
  • Hércules - O maior cachorro do universo!
  • Por que temos cócegas?
  • 20 coisas que só quem tem filhos entende
  • Cientistas descobrem que a medida do dedo anular está diretamente ligada ao do pênis

Você Sabia?

Em um tempo de vida médio é possível afirmar que a pele humana é renovada mil vezes.