CuriosidadeCiênciasPesquisa mostra que comer chocolate pode proteger a pele contra os raios UV

Pesquisa mostra que comer chocolate pode proteger a pele contra os raios UV

Img Mobile - Pesquisa mostra que comer chocolate pode proteger a pele contra os raios UV

Quem adora comer chocolate acaba de ganhar mais um motivo para comemorar. Além de ser delicioso, o alimento pode proteger significativamente a pele contra os efeitos nocivos da luz UV. Uma pesquisa recente, realizada por um grupo de ciência cosmética da Universidade de Londres, mostrou que os frutos de cacau frescos são excepcionalmente ricos em flavonoides.

Infelizmente, durante a fabricação do chocolate convencional, esta alta capacidade antioxidante é bastante reduzida devido aos processos industrializados. Contudo, é possível que o consumo de chocolates orgânicos e pouco processados apresentem mais benefícios.

Durante o estudo, os pesquisadores envolvidos tentaram avaliar o potencial fotoprotetor do consumo de chocolate, comparando os resultados de um chocolate convencional e um chocolate produzido especialmente com níveis elevados de flavonoides preservados. [ Veja a pesquisa. ]

O método utilizado foi o duplo-cego in vivo, no qual 30 indivíduos saudáveis foram conduzidos no consumo do chocolate. Quinze indivíduos comeram o chocolate com altas taxas de flavonoides e os outros quinze consumiram o chocolate com baixas taxas de flavonoides, ambos com um consumo diário de uma porção de 20 g de chocolate. O estudo foi realizado por 12 semanas em condições padronizadas.

Pedaços de Chocolate

No grupo que consumiu o chocolate com elevado índice de flavonoides, a dose eritematosa mínima (DEM) mais do que duplicou após 12 semanas de consumo, enquanto no grupo que comeu o chocolate normal, o índice permaneceu sem alterações significativas. Como conclusão, os pesquisadores descobriram que o estudo demonstrou que o consumo regular de um chocolate rico em flavonoides confere fotoproteção significativa e que, portanto, pode ser eficaz para proteger a pele humana dos efeitos nocivos da radiação UV (ultravioleta). Já o chocolate convencional, comprado nos supermercados, não tem esse efeito.


Leia também:
Coração de pessoas que comem chocolate é mais saudável

É verdade que o chocolate causa acne?

Consumir café pode reduzir o risco de cancêr de pele


Vale ressaltar que a dose eritematosa mínima é usada para avaliar o nível de proteção solar em um indivíduo, sendo considerada fator importante para analisar a fotoproteção contra os raios UV. Já os flavonoides são compostos químicos com potencial antioxidante e anti-inflamatório, que ajudam a combater os radicais livres no organismo humano. Eles são encontrados em diversos alimentos, como legumes, verduras e frutas.



+ Sobre essa Curiosidade: Chocolate Pele
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Curiosidades sobre o Natal
  • Quais os malefícios do ódio?
  • Qual a origem do MMA?
  • A primeira ambulância
  • Curiosidade sobre o burro
  • Compostagem Doméstica
  • Fotos de Fantasmas em Vídeo
  • Qual foi o primeiro livro impresso do mundo?

Você Sabia?

A Casa Branca tem 13092 facas, garfos e colheres.