CuriosidadeCiênciasPesquisa revela a influência do consumo de leguminosas na formação dos gases intestinais

Pesquisa revela a influência do consumo de leguminosas na formação dos gases intestinais

Img Mobile - Pesquisa revela a influência do consumo de leguminosas na formação dos gases intestinais

Muitas pessoas evitam comer feijão e outras leguminosas por medo de sofrerem com gases excessivos ou desconfortos gastrointestinais. A ocorrência de flatulência sempre esteve associada ao consumo deste tipo de alimento e, por isso, um estudo foi realizado com o objetivo de determinar a influência do consumo frequente e em longo prazo de sementes de leguminosas na formação e excreção de gases intestinais.

Durante a pesquisa, foram comparados dados de dois grupos específicos de indivíduos: um grupo B de pessoas que habitualmente consumiam leguminosas e outro grupo NB de indivíduos que consumiam leguminosas com baixa frequência.

Para estes dois grupos, a formação e a excreção de gases intestinais foram medidas durante um período de dieta, com o controle do consumo de leguminosas. As pessoas que já consumiam legumes em suas dietas normais e aquelas que não consumiam os alimentos foram submetidas à ingestão diária de 100 gramas de feijão.

Doze homens participaram deste estudo em regime ambulatorial e receberam um cardápio específico por 23 dias. A pesquisa demonstrou que não houve uma adaptação rápida ao consumo de leguminosas entre aqueles indivíduos que não consumiam os alimentos regularmente, mas, de uma maneira geral, os dois grupos apresentaram resultados equivalentes na excreção de gases intestinais.

Os pesquisadores notaram, no entanto, que ambos os grupos passaram a expressar maior tolerância e menos desconfortos físicos causados por gases à medida que o período de consumo do feijão se prolongou.

Panela de feijão

Isso demonstra que o organismo é capaz de se adaptar e que o consumo de alimentos que, reconhecidamente são causadores de gases, deixa de gerar desconfortos depois de um determinado período. Sendo assim, o consumo frequente e de longo prazo de leguminosas para de provocar o aumento dos gases intestinais depois de um tempo.

Os resultados fazem parte de um estudo de nutrição clínica, publicado em julho de 1984, no The American Journal of Clinical Nutrition. A pesquisa avaliou a influência direta do consumo de feijão na intensidade da flatulência humana. [ Veja o estudo ]

Vale ressaltar que uma dieta rica em leguminosas, incluindo o feijão, pode reduzir os riscos de doenças crônicas. Sendo assim, vale a pena incluir estes alimentos no cardápio diário.


Veja também:

Top 10 alimentos que provocam gases

Por que arrotamos?

20 Regras de Etiqueta Adaptadas ao Mundo Moderno



+ Sobre essa Curiosidade: Pum
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Prender pum faz mal?

    Prender um pum não é uma atitude muito recomendada. Os gases são liberados de forma involuntária pelo organismo e, quando as pessoas tentam prendê-los, o re...
    Leram 26953 Vezes

  • Por que o pum é mais fedido no banho?

    Você já reparou que o pum é mais fedido durante um banho de chuveiro ou de piscina? Saiba que isso realmente é verdade e acontece porque, durante o pum aquá...
    Leram 31012 Vezes

  • Cheirar pum faz mal?

    Cheirar pum é uma coisa comum na história do mundo. Todas as pessoas soltam esses gases e, às vezes, fazem isso em ocasiões nada apropriadas. De uma forma g...
    Leram 29095 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • 8 dicas para manter o seu cérebro em forma
  • Resenha de livro: Área 51
  • Por que as pessoas gaguejam?
  • A verdade sobre a base subaquática alienígena em Malibu
  • Arca de Noé - Verdade ou ficção
  • Por que Reciclar Pilhas?
  • As 9 maiores crateras criadas pelo homem
  • Quero morar no Canadá, como proceder?

Você Sabia?

O beija-flor tem o menor coração do reino animal.