Pesquisa sugere que bebidas diet estão associadas ao aumento de peso

Pesquisa sugere que bebidas diet estão associadas ao aumento de peso
Por Juliana Miranda

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos testou cinco tipos de adoçantes artificiais: stevia, sucralose, tagatose, yacón em pó e xilitol. O objetivo era determinar como estes adoçantes se comportam em relação ao açúcar e se eles realmente poderiam ser benéficos como substitutos do açúcar convencional, com redução de calorias e menos riscos à saúde.

O estudo constatou que as bebidas do tipo diet, como os refrigerantes zero e outros tipos de bebidas adoçadas artificialmente, estão relacionadas ao aumento da gordura na região da barriga e ao consequente ganho de peso. Um grupo internacional de pesquisadores da Universidade de Manitoba revisou dezenas de estudos sobre os efeitos a longo prazo dos substitutos do açúcar, tentando verificar se havia uma tendência predominante.

O estudo descobriu que não só os adoçantes artificiais não contribuem para o controle de peso como as pessoas que fazem uso frequente desse tipo de adoçante demonstram um aumento do índice de massa corporal e risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Como resposta aos clientes, a PepsiCo disse que está reduzindo o uso de aspartame da Diet Pepsi e substituindo-o por sucralose, outro adoçante artificial comumente conhecido como Splenda.

Algumas pesquisas ainda relacionaram o consumo de refrigerante dietético com um maior risco de acidente vascular cerebral e demência. Ainda assim, muitos consumidores ainda acreditam que um refrigerante diet pode ser bom para a saúde.

Refrigerante Diet

Como resultado final do estudo, os pesquisadores concluíram que os edulcorantes sem nutrientes estão significativamente associados com modestos aumentos no peso corporal, IMC e circunferência da cintura.

Vale lembrar que a gordura da barriga, chamada de gordura visceral, tem sido associada a uma maior chance de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e resistência à insulina. A circunferência da cintura também é um componente de risco para a síndrome metabólica, que leva ao aumento de fatores de risco, como triglicerídeos altos, pressão arterial e glicemia.

Leia também:
Origem dos alimentos light e diet

Mesmo com estes resultados, os adoçantes artificiais ainda são uma boa ferramenta para os diabéticos que precisam controlar seus níveis de glicose no sangue e que não podem, em hipótese alguma, consumir o açúcar. O ideal é usar os adoçantes e bebidas diet com moderação na dieta.

Refrigerante Diet no Copo

Além disso, uma forma de viver de uma maneira mais saudável é substituindo este tipo de bebida por sucos naturais e frutas no dia a dia. Quanto menos adoçantes e bebidas artificialmente adoçadas consumirmos, melhor será nosso quadro de saúde geral.

Fonte: Washington Post.