Pesquisadores de Cingapura criam vaso sanitário que transforma fezes em combustível e adubo

Uma invenção revolucionária foi divulgada por cientistas de Cingapura. O grupo criou um vaso sanitário ecológico com o objetivo de transformar os dejetos humanos em adubo e combustível. É isso mesmo! Com esse vaso sanitário a urina e as fezes humanas recebem uma destinação ecologicamente correta.

O novo vaso também economiza até 90% de água. O invento foi lançado por pesquisadores da Universidade Tecnológica de Nanyang e recebeu o nome de “protótipo No-Mix Vacuum”.

O vaso ecológico começará a ser utilizado em 2013 nos banheiros Universidade de Cingapura.

"A Universidade está produzindo seu próprio vaso sanitário para o ano que vem. Várias companhias, incluindo imobiliárias e até um parque temático já mostraram interesse no sistema de evacuação", afirmou Lester Kok, do Departamento de Comunicação do Centro Tecnológico de Nanyang.

Como funciona:

O vaso ecológico tem dois recipientes que recolhem separadamente a urina e as fezes, e conta ainda com um sistema de sucção parecido com os utilizados nos banheiros dos aviões.

A urina segue para uma câmara onde se decompõe em nitrogênio, fósforo e potássio, que são posteriormente utilizados como adubo. Já as fezes seguem para um biorreator para processamento e formação de biocombustível de metano, que pode ser utilizado para gerar eletricidade. O projeto é assinado pelo professor Wang Jing-Yuan.

O dispositivo “No-Mix Vacuum” começou a ser projetado há dois anos com um financiamento de 10 milhões de dólares singapurianos, com apoio da Fundação Nacional de Pesquisa de Cingapura.

Pesquisadores de Cingapura criam vaso sanitário que transforma fezes em combustível e adubo

Curiosidades Relevantes

Leia Mais