Ciências

Pessoas bagunceiras são mais criativas?

Estudo da Universidade de Minnesota mostrou que ambientes desorganizados estimulam a criatividade. Saiba mais!

Uma pesquisa da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, revelou que pessoas bagunceiras têm mentes mais criativas. De acordo com o estudo, os profissionais que trabalham em mesas muito organizadas são mais caridosas e planejadas, mas quem mantém uma mesa bagunçada é mais criativo.

Segundo os pesquisadores, um ambiente de trabalho desordenado impõe mais desafios e exige mais inspiração, estabelecendo um padrão de comportamento que sai do convencional. Sendo assim, pessoas desorganizadas e bagunceiras têm mais chances de estarem entre as mentes criativas e brilhantes que transformam o mundo.

Entre os bagunceiros que serviram como fonte de avaliação para a pesquisa estão Sigmund Freud, Abraham Lincoln, Albert Einstein e Roald Dahl. O estudo foi conduzido pelos pesquisadores Kathlee Vohs, Joseph Redden e Ryan Rakhine.

A pesquisa da Universidade de Minnesota mostrou também que os ambientes organizados estimulam convenções sociais conservadoras, enquanto os espaços desordenados incentivam caminhos não convencionais, mais ousados e criativos.

ANÚNCIOS

O estudo também realizou experimentos com estudantes para chegar a sua conclusão. Com os testes realizados, os pesquisadores descobriram que os estudantes que trabalhavam em salas bagunçadas conseguiam imaginar saídas mais criativas para as tarefas propostas.

Com isso, podemos concluir que um espaço desorganizado tem um efeito estimulante sobre a criatividade, ajudando as pessoas a romperem com as tradições e conceitos pré-estabelecidos.

Sobre o Autor