CuriosidadeCotidianoPistantrofobia

Pistantrofobia

Img Mobile - Pistantrofobia

Se você já passou por algum trauma ou decepção muito grande com alguém na vida, sabe que, em muitos casos, é difícil perdoar. O processo de aceitação e perdão leva tempo, é natural! Mas acontece que algumas pessoas, depois de passarem por grandes decepções, seja na vida amorosa ou pessoal, acabam desenvolvendo uma fobia chamada de Pistantrofobia.

Apesar do nome difícil, a Pistantrofobia é caracterizada pelo medo irracional de confiar nas pessoas, fruto de experiências negativas e traumas do passado. Quando uma pessoa desenvolve a pistantrofobia, ela se sente extremamente desconfiada ao manter relacionamentos interpessoais e passa a pensar que todas as pessoas poderão, em algum momento, causar algum tipo de decepção.

Esse problema traz diversas dificuldades sociais e profissionais, levando a pessoa a se isolar do mundo por medo de conviver. A fobia também pode trazer sintomas físicos, como palpitações, suor frio, boca seca e nervosismo. Os sintomas se manifestam sempre que a pessoa com pistantrofobia sente que está começando a se envolver afetivamente.

O medo exagerado de confiar nas pessoas evita novos relacionamentos sérios e provoca problemas de convivência até mesmo no ambiente familiar. O paciente pistantrofóbico precisa de tratamento psicológico para superar os traumas do passado e conseguir tocar a vida.



+ Sobre essa Curiosidade: Fobia