CuriosidadeCotidianoPneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico

Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico

Img Mobile - Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico

A maior palavra da Língua Portuguesa é pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico e já pode ser encontrada em dicionários oficiais do nosso idioma. Realmente, trata-se de uma palavra imensa, que praticamente não pode ser dita de um fôlego só, sem tropeçar em alguma sílaba ou sem errar na pronúncia.

Muitas pessoas que tentam falar a maior palavra da Língua Portuguesa pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico acabam errando e param no final, alegando que não sabem. Quer fazer a sua tentativa?

Nós fizemos o teste com o robô do Google pronunciando a palavra pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico e é bem divertido. Caso você não saiba direito como dizer a maior palavra da Língua Portuguesa, faça o teste com o Google também. Isso pode te ajudar a encontrar a maneira correta de falar este verdadeiro palavrão, no bom sentido!

Quando a palavra Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico foi registrada no dicionário?



A palavra pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico foi registrada nos primeiros dicionários em 2001. Ao todo, a maior palavra do português é formada por 46 letras.


Erupção vulcanica, cinzas vulcânicas


O que significa pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico?



A palavra quer dizer o estado de saúde de uma pessoa que foi contaminada na região dos pulmões por cinzas vulcânicas. Assim, o homem pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico ou a mulher pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótica (veja a variação de gênero da palavra) é a pessoa com este tipo específico de doença.

Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, pulmão

Mesmo sendo imensa para o português, a maior palavra do nosso idioma não é a maior palavra do mundo, pois existem os idiomas aglutinantes, como o húngaro, que apresentam palavras maiores.

A Língua Portuguesa é uma língua flexiva, e as palavras tendem a se “soltar” com mais facilidade e, por isso, causa tanto estranhamento a existência de uma palavra tão grande quanto pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico.

Repare que no cotidiano é mais comum usarmos palavras pequenas e curtas, bem mais simples. Mesmo sendo encontrada no dicionário, alguns especialistas em linguísticas desconsideram a palavra pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico como a maior do nosso idioma. Isso porque não é uma palavra formada por apenas uma raiz.

O paciente com pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico tem um problema pulmonar agudo, gerado pela inalação das cinzas do vulcão.

Essa inalação pode causar diversos problemas de saúde, como irritação pulmonar, tosse seca e respiração ofegante. A sílica cristalina, presente na cinza vulcânica, é bastante prejudicial à saúde dos pulmões.

Vulcão despejando lava

Como é difícil encontrar vulcões ativos próximos ao Brasil, a doença também não é comum aqui. Um dos casos registrados e mais conhecidos da chegada de cinzas vulcânicas ao Brasil aconteceu com o vulcão Puyehue, que lançou cinzas para a região sul do nosso país. Mas, mesmo com a chegada das cinzas, a própria chuva aliviou a ocorrência e o caso não gerou problemas para a população.


Veja também:

Futuras erupções vulcânicas podem gerar anos sem verão

Curiosidades sobre Vulcões e Terremotos no Brasil



+ Sobre essa Curiosidade: Palavra