CuriosidadeLendas UrbanasPode haver um redemoinho gigante no meio do mar?

Pode haver um redemoinho gigante no meio do mar?

Img Mobile - Pode haver um redemoinho gigante no meio do mar?

Maelstrom



Certamente você já ouviu a palavra Maelstrom. Se você é um leitor de quadrinhos, você pode ter lido nas histórias da Marvel. Talvez você até se lembre de uma parece do filme 'Piratas do Caribe' em que reproduzem essa tempestade mortal. Mas isso é real? Devemos nos preocupar com esse fenômeno?

Aparentemente, embora a própria palavra se refira a lendas nórdicas, é possível que exista. Se voltarmos 500 anos para o passado, podemos ler a Carta da Marinha de Olaus Magnus que se refere a um grande redemoinho localizado na costa norte da Europa. Supostamente, era tão poderoso que engolia qualquer barco que passasse.

Carta da Marinha de Olaus Magnus
Carta da Marinha de Olaus Magnus - Crédito da imagem: Wikimedia

Além disso, o fenômeno é citado em outras fontes bastante poéticas. De fato, a lenda refere-se a uma corrente que está situada entre as ilhas Lofoten, na Noruega, e o golfo de Corryyreckan, na Escócia.

redemoinho engolindo barcos

Além disso, sua lenda é tão notória que até mesmo o gênio da ficção Edgar Allan Poe refere-se a uma descida do Maelstrom em uma de suas obras e que supostamente estaria localizada no Estreito de Moskstraumen.


O Maelstrom é real?



Parece que temos fontes e citações suficientes para saber se esse fenômeno é realmente real. Como confirmado, a referência mais exata poderia ser uma convergência de fortes correntes que teriam efeitos muito notáveis ​​nos canais e estuários.

Se olharmos para o que temos em nosso mundo, podemos considerar Saltstraumen como o maior Maelstrom de todos, capaz de gerar 400 milhões de metros cúbicos de água a 40 quilômetros por hora através de um canal de 150 metros a cada 6 horas perto da cidade de Bodo na Noruega.

Estreito de Saltstraumen, Nordland, Noruega:


Outros estudos afirmam que realmente esse fenômeno poderia estar localizado perto das ilhas Lofoten. Mas eles não incluem o movimento da água, mas uma corrente rotativa causada pelas marés que causam contracorrentes e correntes em cerca de 18 quilômetros entre Sorland e Vaeroy.



+ Sobre essa Curiosidade: Oceano Tornado Navio
Comentários:

Curiosidades Relevantes