CuriosidadeCotidianoPor que a lei no Brasil não é aplicada da mesma forma para ricos e para pobres?

Por que a lei no Brasil não é aplicada da mesma forma para ricos e para pobres?

Img Mobile - Por que a lei no Brasil não é aplicada da mesma forma para ricos e para pobres?

Quantas vezes você já viu na televisão notícias sobre investigações de crimes cometidos contra ricos e contra pobres? Não são raros os casos de assassinatos realizados por policiais em favelas que ficam impunes, simplesmente porque estão relacionados a mortes de pobres. Em contrapartida, quando um rico é assassinado ou sequestrado são empregados todos os esforços a fim de investigar, esclarecer o crime e punir os culpados. Mas, porque existe essa diferença? A resposta é simples: no Brasil, ao que tudo indica, a vida de um rico tem mais valor do que a vida de um pobre.

Pelo Estado e pela Constituição, ricos e pobre devem ter igualdade de condições em todos os aspectos. Esse igualitarismo é falso, e isso pode ser constatado em diversas situações, como nas blitz de trânsito onde juízes usam de seu poder para não serem punidos, e onde policiais honestos que tentam fazer seu trabalho acabam prejudicados por fazer valer a lei.

Quem não se lembra da agente da Lei Seca Luciana Tamborini que ousou dizer a um juiz que ele não era Deus? Depois de multar o juiz, que estava sem o documento do veículo, as consequências para essa mulher foram injustas, pois ela acabou condenada a indenizar aquele que estava errado, ou seja, o juiz João Carlos de Souza Correa saiu como vítima do incidente. Isso nos faz pensar: a lei não é igual para todo mundo? Não para os ricos, poderosos e influentes!

Outro caso recente foi o de uma empresária que furou uma blitz no Rio de Janeiro. Ao ser detida, a mulher disse: “Neste País só pobres e favelados ficam presos. Eu sou rica e influente!”. Pura e infeliz realidade!

O que acontece é que no Brasil a lei da influência é mais forte do que a justiça. Ricos que vão presos conseguem rapidamente um habeas corpus, o que permite uma soltura quase imediata. Isso acontece porque eles pagam bons e caros advogados, que são influentes.

Veja também:
Ministros do STF podem ser presos?

Não somos iguais, nem aos olhos da lei. O Brasil é um país que vive a sociedade de classes, repleta de desigualdades e de dominação dos pobres. As injustiças estão em todas as esferas do Brasil.

Até mesmo no caso dos salários dos ricos e pobres acontece desigualdade, pois a carga tributária imposta pela lei penaliza o salário do pobre e garante o rendimento do rico. Triste país o nosso, onde nem as leis são justas!



+ Sobre essa Curiosidade: Justiça Corrupção
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Por que é impossível fazer cócegas no próprio corpo?
  • Sons emitidos pelos animais
  • As 50 Melhores Pérolas de Galvão Bueno
  • A Curiosa História dos Jogos Olímpicos
  • Os transgênicos são cancerígenos?
  • O que é unatractifobia?
  • 6 surpreendentes descobertas arqueológicas feitas na África
  • Curiosidades sobre a Índia

Você Sabia?

Não é possível espirrar com os olhos abertos.