Ciências

Por que às vezes temos vontade de morder as pessoas que amamos?

Você já ouviu falar de pessoas que gostam de morder, ou até mesmo é uma delas, mas não sabe e não consegue explicar porque isso acontece? Se você está olhando para um bebê fofo, ou para a pessoa que ama, e sente uma vontade praticamente incontrolável de morder, fique calmo: você não está sozinho, e isso é muito mais comum do que você imagina. É claro que não se trata de morder e arrancar pedaços, mas sim de uma mordidinha carinhosa, uma forma a mais de demonstrar o carinho que sente.

A ciência explica

Além de ser algo extremamente comum, a ciência pode explicar esse comportamento. Segundo alguns cientistas da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, trata-se da “agressão de ternura”, como é chamado o ato de morder as pessoas com as quais sentimos afeto. Além de receber um nome, esse comportamento ainda tem um objetivo social, que é auxiliar no controle das emoções.

Segundo a pesquisadora chefe, Oriana Aragón, nós temos inúmeras formas de controlar nossas emoções, como por exemplo pensando duas vezes ou mais a respeito para tentar compreender o que exatamente estamos sentindo, mas em alguns momentos é preciso controlarmos nossas emoções de forma mais urgente para não haver um descontrole emocional.

Quando temos vontade de morder alguém, trata-se de um escape emocional em torno da ternura ou do amor e carinho que a outra pessoa provoca em nós, e esse desejo acaba sendo quase impossível de controlar. O cérebro usa esse comportamento como uma forma de não enlouquecer com tanta ternura e amor que você sente. Dá para acreditar? Pois é!

Quando essa reação acontece perto de crianças e aquelas bochechinhas que tanto gostamos de morder, a ciência também explica: o cheiro que as crianças tem desperta algo muito bom no cérebro, como quando estamos perto de uma comida muito saborosa. Por isso ao sentirmos o cheiro de um bebê, por exemplo, temos vontade de dar mordidinhas de ternura.

Agora que já entendemos, não precisamos mais nos preocupar com esse comportamento, certo? É simplesmente mais uma demonstração do quanto estamos apaixonados ou encantados com aquela pessoa especial.
Por que às vezes temos vontade de morder as pessoas que amamos?

Você pode gostar também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Ciências