CuriosidadeCotidianoPor que azeite bom é azeite virgem?

Por que azeite bom é azeite virgem?

Img Mobile - Por que azeite bom é azeite virgem?

O azeite de oliva é um óleo nutritivo e que faz muito bem ao coração. Este óleo é retirado das azeitonas e é vendido em muitos tipos, dos mais nobres aos mais populares.

A classificação do azeite como virgem ou extravirgem é feita de acordo com o seu nível de acidez. Essa classificação indica os produtos que apresentam mais concentração de gorduras saudáveis, como as poli e as monoinsaturadas. Essas gorduras auxiliam na diminuição do colesterol ruim e aumentam o colesterol bom.

O azeite é bastante usado para temperar saladas, vegetais cozidos e vários tipos de pratos, mas quando este óleo é aquecido, ele perde alguns nutrientes. Na prática, quanto maior for a quantidade de gordura boa do azeite, menor será sua acidez.

O azeite extravirgem é aquele que tem acidez máxima de 1%, e é considerado o melhor azeite do mercado. O produto é mais saboroso e tem um grau maior de pureza. O azeite extravirgem é obtido da primeira prensagem das azeitonas e, por isso, tem mais qualidade.

O azeite virgem é aquele que possui acidez máxima de 1,5%, e é extraído da segunda ou terceira prensagem das azeitonas. Ele perde um pouco do sabor, mas continua com qualidade e nutrientes.

Já os azeites refinados são produtos inferiores e que têm menos benefícios para a saúde. Este produto não tem muita gordura saudável e passa por um refinamento químico, tendo mais acidez e menor teor de vitaminas e nutrientes.

Por fim, o azeite composto é aquele que mistura o azeite refinado com óleos de soja. Este produto é mais barato, mas não possui as verdadeiras características de um bom azeite.

Diante dessas informações, temos que concluir que os azeites extravirgem e virgem são as melhores escolhas para o consumidor.



+ Sobre essa Curiosidade: Comida Alimentação

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Tradutor Online
  • 35 perfis de famosos mais tops do Instagram
  • Cobra de três olhos foi descoberta na Austrália
  • Top 10 construções mais bizarras do mundo
  • O que é anuptafobia?
  • Megiddo - O Local do Armagedom (Fim do Mundo)
  • Curiosidades do Nordeste Brasileiro
  • Cientistas tentam criar um microssol

Você Sabia?

O nome mais comum e popular no mundo é Mohammed.