Curiosidade › Cotidiano › Por que não deve colocar peróxido de hidrogênio (Água Oxigenada) nas feridas?

Por que não deve colocar peróxido de hidrogênio (Água Oxigenada) nas feridas?

Img Mobile - Por que não deve colocar peróxido de hidrogênio (Água Oxigenada) nas feridas?

Devido à sua exposição e delicadeza, a pele é sempre propensa a feridas enquanto cuidamos das tarefas diárias. É na cozinha, com tantos objetos afiados à disposição, onde os riscos de nos cortar aumentam. Ainda mais se tentarmos cortar as cebolas em fatias, imitando a velocidade e a agilidade com que um chef faria: o prelúdio de um desastre se você não for especialista na tarefa, é claro.

O que fazemos quando ocorrem esses pequenos acidentes? Pegamos um algodão impregnado de peróxido de hidrogênio (Água Oxigenada) para desinfetar o corte, então colocamos uma tira adesiva e repetimos o procedimento quantas vezes forem necessárias. É certo fazer desta forma? Então, vamos desvendar por que não é aconselhável aplicar esta cura que pode ser prejudicial, de acordo com os cientistas.


Por que não se pode usar peróxido de hidrogênio em feridas


Agua oxigenada, peróxido de hidrogênio

Desde a infância, nossos pais nos ensinaram esse hábito de que, se sofremos feridas na pele, é necessário derramar algum peróxido de hidrogênio na ferida, também conhecida como água oxigenada , para evitar a infecção.

É doloroso, mas ao mesmo tempo satisfatório quando as bolhas brancas da ferida começam a se desenvolver. Quando isso acontece, acreditamos que o líquido já começou a agir sobre a lesão, curando e limpando, o que não é totalmente falso.

O peróxido de hidrogênio, composto de água e oxigênio, é um poderoso antisséptico natural que mata microrganismos por oxidação. O que isso significa é que, em teoria, a substância queima os organismos patogênicos de maneira inofensiva, ou bastante controlada.

Você pensa que não há nada de errado nisso, que é exatamente o que estamos procurando ao tratar um corte leve: limpar as bactérias. No entanto, o que acontece com peróxido de hidrogênio é que, não só elimina microrganismos, mas também exerce seu efeito em células saudáveis ​​do corpo, destruindo-os como se fossem também bactérias.

Ferida tratada com água oxigenada, peróxido de hidrogênio

Como resultado, o peróxido de hidrogênio em vez de acelerar o processo de cicatrização, em vez disso diminui a velocidade. Por outro lado, os especialistas alertam sobre casos muito raros em que as bolhas de oxigênio reagiram ao peróxido de hidrogênio ao entrar nos vasos sanguíneos, causando uma embolia gasosa ou o que é igual a um bloqueio no fluxo de sangue no corpo.

Embora a embolia de ar seja devido a reações adversas de peróxido de hidrogénio, é importante seguir as recomendações de especialistas para limpar feridas menores, de preferência com água fria, sabão desinfetante e uma toalha limpa para que limpe o ambiente da ferida.



+ Sobre essa Curiosidade: Ferida Pele
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Holandês quer ser legalmente reconhecido como 20 anos mais jovem
  • A Magnetosfera
  • Os diferentes tipos de gelo
  • As curiosas profissões de quem trabalha com internet
  • O que é Cleptocracia? E os Top 10 governos mais corruptos do mundo atual
  • Paralaxe
  • Saiba como foram tiradas as fotos do Google Earth
  • Elefante intriga cientistas por saber falar

Você Sabia?

O corpo humano tem 100.000 quilômetros de veias, artérias e vasos sanguíneos.