CuriosidadeCotidianoPor que precisamos declarar o imposto de renda todos os anos?

Por que precisamos declarar o imposto de renda todos os anos?

Img Mobile - Por que precisamos declarar o imposto de renda todos os anos?

Existem algumas pessoas que são isentas, portanto, não precisam fazer a declaração, mas se ainda assim quiserem fazer, poderão garantir uma renda extra de restituição.

Todo início de ano, milhares de pessoas já separam um montante porque sabem que virão pela frente diversas contas que precisam ser pagas no início do ano. Principalmente com impostos e materiais escolares, que são os que mais atingem as pessoas e fazem parte do planejamento anual das famílias.

Com isso, diversos impostos são inclusos nessas várias contas que precisam ser pagas e, um dos que mais é conhecido pelas pessoas e causam verdadeira apreensão é o imposto de renda, popularmente chamado de leão. Todo ano ele bate à sua porta e solicita uma grande parte da sua atenção para com ele.

O que é imposto de renda?



O imposto de renda é um tributo que diversos países possuem, e no Brasil não poderia ser diferente. Esse imposto tem como objetivo cobrar dos contribuintes uma determinada quantia baseada na sua renda do ano que se passou. Para calcular esse valor, é levado em conta como base os rendimentos que foram fruto do seu trabalho, do seu capital ou de ambos.

No Brasil, o imposto é calculado com base nos ganhos do ano anterior e é devido diretamente à União.

São três as principais características do imposto de Renda:



Generalidade – ou seja, todos os contribuintes terão garantidos os seus rendimentos tributados;

Universalidade – todos os rendimentos do contribuinte serão atingidos;

Progressividade – as pessoas que tiverem rendimentos menores sofrerão com alíquotas menores, em comparação com as pessoas que receberem um valor maior, além de terem estipulado um piso para a cobrança de um tributo.

calculando impostos

São essas três características que garantem ao governo que ele terá mantida a sua arrecadação e também irá proporcionar, numa determinada escala, a redistribuição de renda.

Tanto a pessoa física quanto a jurídica podem declarar o Imposto de Renda.


Quem precisa declarar?



Pessoas jurídicas ou físicas, que tenham domicílio no país. O Imposto de Renda da Pessoa Jurídica é apurado na base do lucro, que pode ser real, presumido ou arbitrado. A alíquota do imposto é de 15% sobre o lucro apurado, com um adicional de 10% sobre a parcela do lucro que exceder R$ 20.000,00 por mês.

Sobre a Pessoa física, todos os contribuintes que morarem no Brasil ou que possuem rendas que tenham o país como fonte. As alíquotas mudam de acordo com a renda, fazendo com que aqueles que menos recebem, não sejam prejudicados.

Site oficial e download de programas:


Logo receita federal

Acesse e escolha o ano: Receita.fazenda.gov.br


Por que declarar o Imposto de Renda?



Para as empresas, a declaração de Imposto de Renda é a certificação de que todos os tributos estão sendo pagos como devem ser e a empresa tem crescido e evoluído de forma legal e de acordo com o fisco.

É através do imposto que a empresa mostra para a sociedade a sua contribuição, em forma de serviços financiados pelo dinheiro arrecadado.

Já para as pessoas físicas, é uma forma de recolher os impostos que são pagos em excesso, garantindo e provando a legalidade dos seus proventos e também, contribuem com a sociedade, através dos serviços beneficiados.



+ Sobre essa Curiosidade: Imposto Governo Corrupção
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Veja também

  • Câmera digital do futuro com sensor de grafeno, mil vezes melhor
  • Por que engordamos?
  • Síndrome Pulmonar por Hantavírus (HPS)
  • Dinheiro por peso
  • Quando derreterá todo o gelo glacial?
  • Curiosidades sobre Pretty Little Liars
  • Como uma bateria armazena eletricidade?
  • As pinturas misteriosas de Tassili

Você Sabia?

Em um tempo de vida médio é possível afirmar que a pele humana é renovada mil vezes.