Cotidiano

Por que você deve dormir pelado

Tem muita gente que adora pijama, principalmente quando se trata daquele pijaminha de flanela para esquentar o frio do inverno. Mas existem, comprovadamente, pelo menos 6 fatos que indicam que dormir pelado é melhor para a saúde.

Os estudos e pesquisas sobre o tema são unânimes ao afirmarem que a ausência de roupas na hora de dormir pode ser extremamente benéfica.

Confira os 6 fatos que comprovam que dormir pelado é muito bom:

1 – Pessoas que dormem nus são mais felizes em seus relacionamentos

Uma pesquisa de 2014, realizada pelos britânicos por meio da Cotton USA, empresa que promove produtos de algodão como pijamas e lençóis, descobriu que 57% dos que dormiam nus relatavam estar mais felizes em seu relacionamento. Essa estatística estava 9 pontos à frente da porcentagem relacionada à satisfação daqueles que dormiam de pijamas.

2 – Estudos comprovaram que a temperatura do quarto influencia os níveis de colesterol bom nos adultos

Em ambientes e condições mais quentes, as pessoas perdem o colesterol bom. Já em uma realidade mais fresca, sem o uso de pijamas para dormir, as pessoas apresentaram quase duas vezes mais gordura boa no sangue. Além disso, a sensibilidade à insulina também era melhor, o que poderia diminuir o risco de diabetes.

3 – Pijamas e as colônias de bactérias na área vaginal das mulheres

Ambientes extremamente quentes para dormir e o uso de pijamas muito quentes podem estimular o surgimento de mais colônias de bactérias na área vaginal das mulheres. Sendo assim, dormir sem roupa é uma prevenção a infecções.

4 – Nossos ancestrais dormiam pelados e eram bastante saudáveis

Segundo a neurologista Rachel Salas, do Centro Johns Hopkins, no passado as pessoas dormiam nuas e tinham melhores sistemas imunológicos.

5 – O contato da roupa com a pele durante o sono libera o cortisol, chamado de hormônio do estresse

O cortisol suprime a resposta imune do corpo. Já dormir pelado aumenta os níveis de oxitocina, o que pode ter efeitos positivos sobre a pressão arterial e a cicatrização.

6 – A temperatura do corpo afeta o sono.

Um estudo de 2004 descobriu que, para que o sono se inicie normalmente, o núcleo da temperatura corporal é importante. Por isso, pessoas que têm insônia podem apresentar uma temperatura corporal mais alta. Nestes casos, dormir pelado ajuda a melhorar a qualidade do sono.

Você está convencido dos benefícios de dormir sem roupas? Que tal experimentar e ver se é realmente tão bom quanto os estudos indicam? Uma coisa é certa: mal não vai fazer!

Veja também:

10 maneiras estranhas de estimular o sono

Você pode gostar também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Cotidiano