Quais os melhores cantores de MPB?

Quais os melhores cantores de MPB?
Por Luana Vignon

Muitos nomes de cantores são lembrados quando pensamos em MPB, mas houve uma época em que o gênero despontou, revelando talentos natos como Gilberto Gil, Chico Buarque e Caetano Veloso.

A MPB surgiu como uma alternativa à Bossa Nova e o Rock, mesclando várias sonoridades, entre elas o samba e o jazz. Esse gênero musical também se tornou símbolo da luta contra a ditadura através do conteúdo político associado à suas letras.

Milton Nascimento, Djavan, Ney Matogrosso, Tim Maia e Tom Jobim também fazem parte da turma. Outros nomes, como Jards Macalé e Sergio Sampaio, ocupam a ala ‘maldita’ da MPB, pois não fizeram tanto sucesso na ‘mainstream’.

Depois de um período relativamente estagnado a MPB voltou a surpreender com Zeca Baleiro, Lenine e Edvaldo Santana, para citar os mais experientes.

Na cena atual, observamos um renascimento através de vozes contemporâneas como as de Rômulo Fróes, Bruno Moraes, Thiago Pethit, Daniel Ganjaman e Tata Aeroplano.

É praticamente impossível rotular a MPB sob o signo de apenas uma expressão musical, sua principal característica é estar alinhada ao seu tempo e à sua realidade.