CuriosidadeUniversoQuais os meteoros que mais põe em risco a vida na terra?

Quais os meteoros que mais põe em risco a vida na terra?

Img Mobile - Quais os meteoros que mais põe em risco a vida na terra?

Muito se diz sobre meteoros e impactos fulminantes que poderiam devastar completamente a vida na Terra. A maioria das teorias são extremamente alarmistas e se baseiam em hipóteses não científicas, encontrando respaldo no misticismo e na ideia de um fim de mundo apocalíptico.

Contudo, não estamos totalmente livres do perigo. Constantemente somos atingidos por asteroides que se dissipam assim que entram em contato com a atmosfera terrestre. Bastaria que estivéssemos na rota de um meteoro com massa e velocidade suficientes para que as autoridades se preocupassem.

Em 2001, um meteoro com medidas próximas a um automóvel penetrou a atmosfera e explodiu antes de chegar ao solo. A energia liberada no momento da explosão foi equivalente a uma bomba atômica e ocorreu sobre o Oceano Pacífico.

Em meados dos anos 2000, cerca de 320 asteroides foram mapeados ao redor da Terra. Com a tecnologia atual não é possível prever com certeza uma colisão com antecedência, os radares só enxergam a ameaça quando a atmosfera é atingida.

A NASA divulgou que em 2880 há uma chance significativa que um meteoro com pouco mais de 1 km de diâmetro se choque com a Terra, no entanto, a expressão “chance significativa” corresponde a 0,33%, ou seja, 1 chance em 300.



+ Sobre essa Curiosidade: Meteoro Asteroide Fim do Mundo

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Por que as chuvas de verão no Brasil são tão intensas?
  • Bebê mal nasce e já quer sair andando
  • A primeira ambulância
  • O curioso spray de vidro líquido
  • Úlceras aumentam o risco de diabetes
  • Adorável menina de 4 anos fala 7 idiomas em programa de TV
  • A Lâmpada fluorescente e a Lâmpada elétrica incandescente
  • Qual lugar no mundo é permitido casar com mortos?

Você Sabia?

Com um lápis é possível escrever uma linha reta de 56 km.