Quais serão os empregos do futuro?

Quais serão os empregos do futuro?
Por Paulo Naylan Chaves Freitas

Saiba mais sobre os empregos do futuro

Há alguns anos muitos dos trabalhos mais populares de hoje não existiam, mas com a crescente digitalização do mundo, as empresas estão vendo a necessidade de incluir perfis muito específicos relacionados as novas tecnologias e internet em seus organogramas.

De Gerente de Digital a trabalhos mais analíticos, como Analista de Big Data, é possível que estes sejam os trabalhos de grande demanda no curto prazo como a formação especializada escola nativa digital e desenvolvimento de talentos ISDI, que são os perfis digitais que as empresas estão solicitando.


Confira os empregos do futuro:


Homem analisando dados

Social Media Estrategista:


Define, estabelece e gerencia a estratégia de Social Media, com uma visão única da marca. Ele é responsável por toda a conversa que é gerada com o usuário através das redes sociais.


Especialista em Marketing de Mecanismos de Busca (Search Engine Marketing Specialist - SEM):


Seu trabalho é fazer a marca crescer e vender através dos mecanismos de busca da internet. Geralmente lida com campanhas que envolvem serviços do Google, como os Anúncios do YouTube e a GDN (Rede de Display do Google).


Gerente de comércio eletrônico:


Executa a estratégia de vendas on-line da organização. Ele é responsável por estudos de mercado, orçamentos, controle da estrutura tecnológica e teste de soluções.


Performance Manager - Paid Media Manager:


Seu objetivo é gerar o maior tráfego com o menor custo possível para os sites da empresa. Ele é responsável pelo planejamento de campanhas publicitárias pagas em canais digitais.


Diretor Digital:


Lidera a organização para crescer de forma sustentável com foco nos negócios e no cliente. As equipes de marketing, comunicação e CRM se reportam a ele.

Mulher mostrando alcance de tecnologias globais


Growth Hacker:


Buscando novas maneiras de expandir os negócios. Ele trabalha tanto em startups que precisam crescer rapidamente quanto em organizações maduras que trabalham com o intraempreendedorismo.


Chief Data Officer (CDO) e Chief Information Officer (CIO):


Especifica e otimiza uma estratégia de longo prazo para a governança da informação. Suas funções são focadas em governança de dados, arquitetura e tecnologia de dados e análise de dados.


Diretor de Marketing:


Rastreia e implementa a estratégia de marketing digital por meio de diferentes canais. Perfil estratégico que ajuda a entender os benefícios da digitalização.


Chief Experience Officer:


É responsável pela experiência do usuário. Deve garantir a coerência nos diferentes canais e momentos de contato para os diferentes produtos e serviços.


Estrategista de Design de Serviço:


Configura a estratégia do cliente através de tecnologia, conteúdo e design, o que confere responsabilidade técnica, comercial e de produto.


Analista de Dados:


Analisa os dados quantitativos e qualitativos do ambiente digital. A partir disso, fornece informações valiosas para a tomada de decisões com base nos fatos objetivos.


Gerente de marketing de afiliados:


Projeta e implementa a estratégia de rede de afiliados. Elevando as taxas de conversação identificadas (clique, registre-se, compre, etc.) com o melhor custo possível.


Search Organic Marketing Specialist (SEO):


Responsável pela estratégia de posicionamento orgânico (SEO) da empresa, otimizando os resultados nos principais buscadores da internet.


Community Manager:


Projeta e gerencia o plano de comunicação nas redes sociais. Sua missão é gerar conversas em torno da marca, construir comunidades e converter os seguidores em promotores.


Veja também:
As Top 10 profissões do futuro