Cotidiano

Quais vacinas um adulto precisa tomar periodicamente?

Conheça as vacinas que devem receber doses de reforço durante a vida adulta!

Os adultos acreditam que não precisam mais tomar vacinas, mas estão equivocados. Na verdade, existem alguns tipos de vacinas que precisam ser reforçados de tempos em tempos, o que coloca os adultos num grupo constante de imunização.

As vacinas que devem ser tomadas periodicamente são indicadas tanto para adultos quanto para idosos. A imunização é importante para manter a saúde em dia, pois vários tipos de vírus ainda circulam. Além disso, ao tomar a vacina, os adultos garantem que certos tipos de doenças permaneçam erradicadas do país.

Consulte seu médico e confira sua carteira de vacinação para verificar se a sua imunidade está em dia. Confira as vacinas que jovens e adultos precisam reforçar periodicamente:

Vacina dupla tipo adulto – Essa vacina é indicada para difteria e tétano. O reforço deve ser feito a cada dez anos por jovens e adultos.

PUBLICIDADE

Pneumo 23 – Pneumonia – Essa vacina é importante principalmente para pessoas com mais de 60 anos, que estão no grupo de risco da doença. É preciso consultar um médico sobre a necessidade do reforço em adultos.

Vacina contra a febre amarela – Essa vacina é extremamente importante para pessoas que moram ou viajam para áreas de risco. Os moradores de regiões com histórico de febre amarela devem tomar a vacina a cada dez anos, durante toda a vida.

Vacina contra o influenza (gripe) – Essa vacina faz parte de um calendário especial de imunização para pessoas com mais de 60 anos, e está disponível também para pessoas do grupo de risco nos postos de saúde do Brasil anualmente. Quem quiser se proteger contra o vírus, mas não estiver no grupo de risco, deve pagar pela vacina na rede particular de saúde.

Sobre o Autor